Se você for viajar você pode manter as plantas regadas sem preocupações com este método | Você está planejando um fim de semana fora e está preocupado com suas plantas? Não se preocupe, existem alguns métodos simples que você pode usar para mantê-las hidratadas enquanto estiver ausente.
Neste artigo, vamos mostrar três maneiras de regar suas plantas no fim de semana sem se preocupar.
Se você for viajar você pode manter as plantas regadas sem preocupações com este método
1. O método do cordão
Este é o método mais popular e eficaz para manter as plantas hidratadas. Tudo o que você precisa fazer é pegar alguns cordões de algodão ou náilon (até 2-3 são suficientes) e mergulhar uma ponta em uma garrafa ou bacia cheia de água, a outra diretamente no chão, enterrada alguns centímetros.
O cordão, aliás, vai se molhar e a água vai passando gradativamente da garrafa (ou bacia) para a planta, garantindo hidratação constante.
Uma dica é manter a garrafa em uma posição mais alta que a planta para que a água escorra pelo cordão com mais facilidade.
2. O truque da garrafa
Um método um pouco mais grosseiro, mas ainda eficaz, é o método da garrafa. Pegue uma pequena garrafa plástica (aquelas com capacidade de 500ml servem) e, com a ajuda de uma caneta ou ferramenta de ponta fina, faça pequenos furos nas laterais dela.
A garrafa, cheia de água, deve então ser enterrada no solo na base da planta. Obviamente, dado o tamanho da garrafa, este método é mais prático para plantas de jardim onde você pode enterrar a garrafa sem problemas de espaço, mas também pode usá-lo para plantas com vaso bastante grande, como os gerânios.
Nos dias de sua ausência, o solo da base da planta absorverá a água da garrafa e a planta permanecerá hidratada.
Nota: não há necessidade de enterrar a garrafa por completo, mas também apenas a sua parte inferior, desde que tenha feito furos apenas na parte que irá colocar abaixo do nível do solo.
3. Com um pires simples
Um método elementar, intuitivo e eficaz: usar um pires pode trazer muitas vantagens, entre elas prolongar a rega da sua planta.
Deixar cinco a sete centímetros de água no pires permite que a planta a absorva através dos orifícios de drenagem na base do vaso.
Este é um método menos eficaz que os anteriores pois é mais difícil a água subir do fundo do pires até ao topo das raízes, mas ainda assim bastante útil para um fim de semana de ausência ou mesmo para férias inteiras (desde que sejam não são muito longos).
Além disso, não deve ser utilizado em plantas particularmente sensíveis à umidade e que, se submetidas a um nível de umidade muito elevado, correm o risco de apodrecer as raízes.
Riscos e soluções
Deixar de regar as plantas por um período de 2 a 3 dias nunca deve ser particularmente problemático, a menos que as temperaturas sejam muito altas e a planta precise de rega diária.
Utilize sempre estes métodos depois de ter verificado as diferentes necessidades de cada uma das suas plantas (por exemplo, para suculentas as necessidades são muito baixas). Além disso, ao voltar do fim de semana fora, verifique bem a planta e, se ela parecer um pouco desidratada, regue mais nos dias seguintes.
Como escolher o método certo para você
A escolha do método certo para você dependerá de vários fatores, incluindo o tamanho e o tipo de suas plantas, o clima da sua região e o período de ausência.
Se você tiver plantas grandes ou que precisam de rega frequente, o método do cordão ou da garrafa é a melhor opção. Se você tiver plantas pequenas ou que não precisam de rega frequente, o método do pires pode ser suficiente.
Com um pouco de planejamento, você pode manter suas plantas saudáveis e bonitas mesmo quando estiver ausente. Veja mais dicas!