Dicas de Casa

Se VOCÊ dormir com um ventilador à noite, fique atento a esses 4 riscos associados

Publicado por
Jerffeson Brandao

Você já se perguntou sobre os perigos ocultos que podem estar escondidos por trás de uma noite tranquila e refrescante com o ventilador ligado?

Embora o uso de ventiladores para dormir seja uma prática comum para muitas pessoas em busca de conforto e relaxamento, surpreendentemente, existem alguns riscos potenciais associados a essa aparentemente inofensiva brisa noturna.

Se você dormir com um ventilador à noite, fique atento a esses 4 riscos associados

Hoje, desvendaremos os 4 perigos que você precisa conhecer ao dormir com um ventilador ligado. Prepare-se para ficar alerta e descobrir como garantir uma noite de sono segura e agradável, sem comprometer sua saúde.

Se você dormir com um ventilador à noite, fique atento a esses 4 riscos associados

1. Agravamento de alergias

Pessoas que sofrem de alergia ou asma devem ter cuidado com o ventilador durante o sono. Isso ocorre porque, além de movimentar o ar do ambiente, o aparelho também pode espalhar ácaros, esporos, pólen e outros alérgenos.

É importante saber que, no verão, muitos alérgenos se proliferam sob o efeito da umidade e do calor. O ventilador pode, portanto, agravar os sintomas de alergia. Ao acordar, você pode apresentar olhos irritados e lacrimejantes, nariz escorrendo, espirros, coceira na garganta e até dificuldade para respirar.

Uma pessoa alérgica que se preocupa com seu ventilador deve, portanto, ter o cuidado de tirar o pó e limpar o ambiente, bem como as pás do ventilador com muita regularidade.

2. Irritação da garganta e congestão nasal

Mesmo que não soframos de alergia, um ventilador pode afetar nossas vias respiratórias. Se ele ficar ligado a noite toda, poderá secar o ar ao redor e mover a poeira para dentro do ambiente, o que pode irritar a garganta e os pulmões, levando ao acúmulo de muco. Dessa forma, corremos o risco de acordar tossindo, espirrando e com dor de cabeça por causa de seios entupidos.

Além de limpar bem o ambiente, pode ser uma boa ideia instalar um umidificador para tornar o ar mais respirável e menos prejudicial às vias respiratórias.

Você também precisa se manter hidratado durante o dia (bebendo cerca de 2 litros de água diariamente) para ter uma boa noite de sono, apesar do calor, e evitar a desidratação e o congestionamento relacionados ao uso do ventilador.

3. Rigidez muscular

Apontar um ventilador diretamente para si mesmo enquanto dorme pode aumentar a tensão muscular, o que pode causar cãibras nas costas e no pescoço. Esse sintoma pode ocorrer após algumas noites, sem que você necessariamente perceba que está relacionado ao uso do ventilador à noite.

Se você sentir dor ao acordar, é melhor tentar dormir sem ventilador por algumas noites para ver se as coisas melhoram. Também é aconselhável evitar direcionar o ventilador elétrico diretamente para si mesmo enquanto dorme. É melhor afastar o aparelho da cama.

4. Ventilador pode causar secura e irritação dos olhos

Como sabemos, o ventilador reduz a umidade do ar, o que pode ser sentido ao acordar. Com o tempo, o ventilador pode ressecar os olhos e causar irritação ocular, especialmente em pessoas que usam lentes de contato. Para evitar esse efeito indesejável, é aconselhável reduzir a velocidade do aparelho e posicioná-lo longe o suficiente de você.