Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com roteadores de fibra instalados em casa, é importante saber que esses não são os únicos. Funcionam através da instalação fixa da sua casa, mas existem outros modelos que nos permitem ligar à internet . Assim, existem roteadores 4G e 5G que, como o próprio nome indica, usam essa tecnologia para oferecer uma conexão sem fio para navegar.
Existem diversos modelos, como plug-in ou portátil, e são uma alternativa à fibra ótica para ambientes onde não há cobertura dessa conexão ou para quem costuma viajar ou morar em cidades diferentes.
Roteadores 4G ou 5G são dispositivos que permitem que você se conecte ao Wi-Fi com base em uma taxa de dados. Eles funcionam com um cartão SIM interno e fornecem uma rede sem fio para qualquer dispositivo. Ou seja, de um computador você pode acessar aquela rede Wi-Fi que não é uma taxa de fibra ou ADSL, mas funciona por meio de 4G ou 5G , com uma taxa previamente contratada que detalha quanto pode ser gasto em cada período.
O que esses dispositivos ou pontos de acesso permitem é acessar a internet sem a necessidade de ADSL ou fibra, mas também sem precisar usar a taxa de dados do telefone. Depende apenas se há cobertura 4G ou 5G nesse local.
É inserido um cartão SIM que foi contratado anteriormente e ativou uma taxa de dados. Em seguida, eles conectam o dispositivo à corrente (não é necessário nenhum cabo de rede ou algo semelhante). Assim que o cartão estiver inserido e o dispositivo estiver conectado a um plugue convencional, você deverá se conectar à rede Wi-Fi do roteador como qualquer outra rede. Note-se que estes permitem a ligação de vários dispositivos e o volume de dados depende do que foi adquirido.
Eles não são projetados para funcionar em um ponto fixo ou em um único estabelecimento. Pelo contrário, a principal vantagem é que podemos levá-lo a qualquer lugar. Por exemplo, um roteador desse tipo pode ser usado durante as férias em um apartamento onde a fibra ótica não foi contratada. O mesmo se aplica em hotéis se eles costumam viajar a trabalho e não querem depender de Wi-Fi público nesses ambientes e os perigos de usar a mesma rede que milhares de pessoas.
A instalação fácil é outra vantagem: vários roteadores 4G e 5G são dispositivos prontos para uso sem a necessidade de muitos cabos e instalação complexa. Além disso, pode ser conectado no trem, em um hotel ou apartamento.
Além disso, são versáteis porque o número de gigabytes não depende do dispositivo em si, mas sim da taxa que foi contratada, chegando até a atingir dados ilimitados.
O principal problema desses roteadores é que eles dependem da cobertura que existe em um ponto para oferecer a internet. Eles podem ser uma boa opção, como no caso mencionado de hotéis ou para viajar em uma cidade à qual você não pertence, pois você pode ter um cartão SIM de dados adicional com o qual navegar gratuitamente além da tarifa contratada.
No entanto, eles podem encontrar problemas na cobertura 4G ou 5G em uma casa no campo, por exemplo, onde a velocidade não é a mais adequada ou o sinal não chega bem.
Outra desvantagem é que existe outra dependência do número de gigabytes. Geralmente, esse inconveniente está se tornando menos frequente porque hoje existem muitas taxas ilimitadas que nos permitem navegar sem limites, usando quantos gigabytes desejar a cada mês e sem restrições.