Receitas de creme de leite caseiro super fáceis com poucos ingredientes

"Receitas

Receitas de creme de leite caseiro super fáceis com poucos ingredientes. O creme de leite é um dos ingredientes mais usados nas receitas brasileiras, sejam doces ou salgadas, do dia a dia ou para ocasiões especiais.

Ele faz parte de massas, cremes, sobremesas, molhos quentes e gelados. A versão em lata vem com soro separado na parte de cima, enquanto a de caixinha vem sem soro, mais cremosa.

Mas, se preferir, pode aprender a fazer creme de leite caseiro.

Receitas de creme de leite caseiro

Existem diferentes maneiras de fazer esse creme caseiro. Algumas usam o creme de leite comprado como base, outras são mais naturais, feitas a partir do leite da vaca vindo direto da fazenda, sem processos industriais.

1. Creme de leite prático

Essa é uma boa receita para quando você quer preparar algum prato e vê que está faltando esse ingrediente em casa, mas não quer sair para comprar.

Ingredientes
  • Leite: 1 copo;
  • Margarina ou manteiga: 1 colher (sopa);
  • Amido de milho: 1 colher (sopa).

São apenas esses 3 ingredientes que vai precisar para deixar o leite mais cremoso e poder misturar nos seus molhos. Aprenda o passo a passo nesse vídeo do canal Cleo Alves:

2. Versão com 2 ingredientes

Essa versão é ainda mais simples do que a anterior, perfeita para quando não tem nem o amido de milho para fazer a mistura.

Ingredientes
  • Leite gelado: 100 ml;
  • Óleo vegetal (milho, soja, girassol): 150 ml.
Modo de preparo
  1. Coloque o leite para bater no liquidificador.
  2. Aos poucos, em fios, vá adicionando o óleo com o liquidificador ligado.
  3. Deixe bater por 10 minutos depois que acabar de colocar todo o óleo.
  4. Use na hora, mais mole, ou guarde seu creme de leite na geladeira por algumas horas ara que ganhe mais consistência.
  5. Ele rende a quantidade de 200 mililitros e pode ficar por 5 dias na geladeira.

3. Creme de leite fresco com leite cru

O creme de leite fresco é aquele mais líquido, que você faz usando leite de vaca também fresco, vindo da fazenda para a sua mesa.

Para essa receita você só vai precisar desse leite fresco mesmo. Deixe-o na geladeira por algumas horas para que se forme uma camada de nata por cima. Essa nata é o seu creme de leite fresco. Está pronto.

Se quiser aproveitar esse mesmo leite para transformar em manteiga caseira e em buttermilk para suas receitas norte-americanas, também é possível. Confira todos os detalhes nesse vídeo do canal Dulce Delight Brasil:

Validade e cuidados no armazenamento

Todas as receitas que você viu possuem um curto prazo de validade, pois o leite azeda.

Mas, em especial a receita feita com o leite fresco, precisa ser consumida rápido, pois como ele não passou por processo industrial, e ainda está cru, azeda bem mais rápido. Então, as dicas são:

  • A receita com leite de vaca cru deve ser consumida em até 3 dias
  • As receitas com leite pasteurizado devem ser consumidas em até 5 dias;
  • Todas as receitas de creme de leite caseiro precisam ser mantidas na geladeira, mais no fundo e na prateleira de baixo (mais gelada), para não ficarem sofrendo com a mudança de temperatura ao abrir e fechar a porta da geladeira;
  • Todas as receitas precisam ser armazenadas em frascos ou potes de vidro esterilizados e com uma tampa bem vedada para evitar contaminação do ambiente, mesmo estando na geladeira;
  • Se for pegar o seu creme de leite para usar, e perceber um cheiro meio azedo, desagradável, jogue fora.
  • Veja como preparar 7 receitas de escondidinho vegano fit e light

Veja mais