Novo Programa Auxílio Combustível – Os preços médios dos combustíveis nos Brasil voltaram a bater recordes históricos na última semana e de fato, há um sofrimento para os motoristas brasileiros, já que os preços da gasolina e do diesel dispararam em todos os cantos do país.
Os aumentos agressivos nos preços dos combustíveis começaram no ano passado (2021). Mas a escalada em 2022 chega a um patamar jamais visto no Brasil.
Para mitigar impactos dos preços da gasolina e do diesel, o novo Programa Social Auxílio Combustível está sendo criado pelo Congresso Nacional. Por meio do projeto de Lei 535/22 uma ajuda financeira está sendo liberada para a população. Confira quem terá direito ao benefício e data de início do pagamento.
>>Tirar habilitação (CNH) sem pagar autoescola pode se tornar realidade
O Auxílio Combustível será concedido as:
>>Tirar CNH sem pagar autoescola pode se tornar realidade
Desta forma, os motoristas de táxi, aplicativos e vans escolares, caminhoneiros e outras pessoas que recebem o Auxílio Brasil e também que fazem parte do Cadastro Único, além das famílias de baixa renda inscritas no futuro Auxílio Combustível, terão direito a um benefício mensal de R$ 250.
De acordo com o regulamento do programa, a cada semestre, esse valor será atualizado pela variação do preço médio dos combustíveis no mesmo período.
>>Cadastro Único: como pegar celular e chip de graça?
O projeto prevê que o Auxílio Combustível será implementado a partir de 31 de outubro de 2022, após as eleições presidenciais.
O autor da proposta é o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). “Apesar de sermos um dos maiores produtores de petróleo do mundo e sermos autossuficientes – ou seja, atendemos nossas necessidades de consumo – o valor de mercado do dólar está diretamente ligado a alta dos combustíveis. Isto porque o preço do petróleo, base da gasolina e do diesel, depende da flutuação do preço do barril no mercado internacional. O produto faz parte de um grupo de commodities (produto de origem primária), com classificação de qualidade e preço padronizado”, diz o texto da proposta.
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados.
Outro Projeto também tramita no senado. O valor do Auxílio Combustível proposto aumenta para R$ 300 mensal.