Pele

Que vitamina está faltando no corpo quando a pele fica ressecada?

Publicado por
Evelin Leone

Uma vitamina intervém na formação e regeneração das células e pode reparar aquelas que estão danificadas, saiba mais sobre sua pele ressecada. A luz solar, a poluição ambiental e a exposição a diversos agentes externos afetam a saúde da pele, órgão muito importante para o corpo, pois é responsável por isolá-la e protegê-la contra microrganismos tóxicos, químicos, calor, frio e patogênicos, entre outros.

A pele também regula a temperatura do corpo e permite a percepção do toque, segundo informações da empresa espanhola de saúde Sanitas. No entanto, com o passar dos anos e com o avançar da idade, este órgão torna-se mais suscetível e perde as suas características de firmeza, frescura e elasticidade, fruto precisamente dos fatores supracitados, mas também das alterações naturais que ocorrem no organismo como parte do envelhecimento e da maus hábitos de vida.

Que vitamina está faltando no corpo quando a pele fica ressecada?

Uma das melhores formas de cuidar da pele é beber bastante água, pois o corpo precisa repor os líquidos que perde, por isso a recomendação dos especialistas é consumir entre dois e três litros por dia.

Este líquido não só ajuda a manter a pele hidratada, como também ajuda o corpo a funcionar bem, eliminar toxinas e melhorar os processos digestivos, o que acaba por se refletir na saúde da pele.

A alimentação saudável também é fundamental para manter a pele saudável, e alimentos que contenham vitamina A, que é lipossolúvel e fica armazenada no fígado, não podem faltar.

De acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina dos EUA, se uma pessoa não receber vitamina A suficiente, ela corre maior risco de desenvolver problemas oculares, como cegueira noturna reversível, mas também pode ser exposta a hiperqueratose ou pele seca e escamosa.

Esta substância é fundamental para ajudar a cuidar da pele, pois está envolvida na formação e regeneração das células e tem a capacidade de reparar aquelas que estão danificadas. Isto permite melhorar o seu estado, conferindo-lhe um aspecto mais liso e uniforme e desempenha um papel importante no seu processo de hidratação.

Outra das contribuições da vitamina A é que ela aumenta a síntese de colágeno, gerando maior elasticidade e auxilia nos processos de cicatrização de feridas. Além disso, por ser antioxidante, ajuda a neutralizar os radicais livres, que são substâncias químicas que podem causar estresse oxidativo na pele, gerando como consequência o envelhecimento precoce.

Esta vitamina encontra-se nos alimentos em duas formas: carotenoides retinol e provitamina A. O retinol pré-formado é uma forma ativa da substância supracitada. É encontrado em fígados de animais, leite integral e alguns alimentos fortificados; enquanto os carotenoides são os pigmentos das plantas (corantes).

Especialistas explicam que, quando o corpo os digere, converte esses compostos em vitamina A. Existem mais de 500 carotenoides conhecidos. Um deles é o betacaroteno, que é um antioxidante que protege as células dos danos causados ​​pelos radicais livres.

Alimentos com vitamina A

De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, a vitamina A ocorre naturalmente em muitos alimentos e é adicionada a outros, como leite e cereais. Para que o corpo receba as quantidades recomendadas, alimentos como os seguintes devem ser consumidos:

  • Alguns tipos de peixes, como arenque e salmão
  • Fígado bovino e outros órgãos; no entanto, seu consumo deve ser limitado, pois são ricos em colesterol.
  • Vegetais verdes folhosos e outros vegetais verdes, laranja e amarelos, como espinafre, batata-doce, cenoura, brócolis e abobrinha
  • Frutas, como melão, manga e damasco
  • Produtos lácteos, como leite e queijo
  • Cereais de pequeno-almoço fortificados
  • Ovos