Quantas vezes o óleo de cozinha pode ser reutilizado?

Leve essas informações em consideração se você costuma reaproveitar óleo de cozinha em novas frituras ou receitas de preparo de alimentos.

O azeite é um alimento básico na gastronomia, seja para fritar alimentos ou preparar algumas receitas do zero. Portanto, é importante aproveitar cada gota. Uma das práticas mais comuns para aproveitá-lo ao máximo é reutilizá-lo na cozinha, armazenando o excedente para ocasiões futuras.

No entanto, se você decidir reciclar esse tipo de produto, deve considerar alguns pontos básicos e ouvir o que os especialistas têm a dizer sobre dar um novo uso culinário às sobras de óleo. Abaixo, explicamos alguns elementos essenciais que você deve levar em consideração antes de fazer isso.

óleo de cozinha pode ser reutilizado?
Quantas vezes o óleo de cozinha pode ser reutilizado? – Foto: Freepik

Quantas vezes o óleo de cozinha pode ser reutilizado?

Os especialistas recomendam NÃO reutilizá-lo, com o argumento de que o óleo foi exposto a altas temperaturas e contém resíduos de comida, o que é suficiente para considerar isso uma má prática culinária e falta de higiene.

Se, por algum motivo, você deseja reutilizar o óleo de fritura, recomenda-se que ele esteja o mais limpo possível, ou seja, sem resíduos de comida, e que tenha sido armazenado em local fresco após a exposição a altas temperaturas. Siga estas etapas básicas:

  1. Filtre e armazene o óleo usado em um recipiente limpo e hermético para evitar a proliferação de patógenos.
  2. Ao reutilizá-lo, aqueça-o até a temperatura adequada para cozinhar, mas não ultrapasse o limite, pois isso pode causar deterioração.

O que acontece se você o reutilizar muitas vezes?

Os especialistas em culinária afirmam que reutilizar esse tipo de óleo várias vezes é uma prática que aumenta sua oxidação e, consequentemente, aumenta o risco de deterioração dos alimentos.

Se usado apenas uma vez, é provável que não tenha efeitos negativos na saúde. Mas recorrer a essa prática com frequência aumentaria o risco de causar doenças gastrointestinais.

Agora que você sabe que a reutilização frequente de óleo de cozinha não é recomendada e pode representar uma má prática de higiene, evite fazê-lo em casa. Se, por algum motivo, você precisar reutilizar as sobras desse ingrediente, certifique-se de que o óleo esteja o mais limpo possível. Além de estar armazenado em um local fresco e à temperatura ambiente.