QUAL O MELHOR óleo para fritar alimentos? Talvez não seja o que você está usando

Hoje recomendamos o melhor óleo para aqueles pratos que precisam de uma boa fritura.

Qual o melhor óleo para fritar alimentos? Talvez não seja o que você está usando. Nosso objetivo é que suas refeições sejam as mais saudáveis ​​possíveis dentro do possível.

Embora, para começar, nem é preciso dizer que usar óleo para fritar não é a forma mais saudável de comer. Embora não possamos proibi-lo de saborear deliciosas batatas fritas de vez em quando, podemos recomendar o melhor óleo para que suas refeições sejam o mais saudáveis ​​possível. Leia o artigo e descubra do que se trata.

O ponto de fumaça do óleo, que é a temperatura na qual o óleo começa a oxidar, gerando substâncias indesejáveis que prejudicam a saúde. Isso acontece quando a aquecemos muito e quando a reutilizamos muitas vezes. Além disso, pode variar dependendo da umidade dos alimentos que você está fritando. Portanto, saiba qual o melhor óleo para fritar!

Qual o melhor óleo para fritar alimentos? Talvez não seja o que você está usando
Qual o melhor óleo para fritar alimentos? Talvez não seja o que você está usando

Qual o melhor óleo para fritar alimentos? Talvez não seja o que você está usando

#5º Azeite

O azeite é ocupa o 5º lugar no ranking. Ele tem um preço mais barato face ao anterior, seria uma opção a valorizar, embora dê algum sabor e a quantidade de antioxidantes seja muito inferior ao anterior.

#4º Óleo de girassol

Por sua vez, o óleo de girassol é tradicionalmente o mais utilizado para fritar, tanto pelo preço quanto pela pouca contribuição de sabor. Mas ultimamente há escassez de suprimentos devido à guerra na Ucrânia associada a um aumento significativo de preços.

#3º Óleo de coco

O óleo de coco sem dúvida virou moda. É sólido à temperatura ambiente devido à grande quantidade de gorduras saturadas, também confere aroma aos alimentos e tem um preço elevado. Nutricionalmente tem melhores opções.

#2º Óleo de bagaço de azeitona

Os grandes esquecidos, junto com o óleo de colza, são os dois patinhos feios que já merecem virar cisne. O óleo de bagaço de azeitona como melhor opção em relação ao óleo de girassol (e, portanto, melhor que milho, soja e coco) por ser muito estável, suportar melhor diversos tipos de frituras e que, apesar do calor, preserva muito bem seus componentes bioativos.

#1º Azeite virgem extra

Tem um ponto de fumaça alto, mas também não é exagerado, então, a priori, poderíamos encontrá-los melhor, embora sem drama neste ponto. É verdade que pode agregar sabor ao produto e que o preço é alto. Da mesma forma, em comparação com todos os outros óleos pelos seus ácidos gordos monoinsaturados, polifenóis e estabilidade, devemos considerá-lo como um dos melhores e mais saudáveis ​​óleos para fritar (mas não o único).

Então, para fazer o mal (o bem), o azeite extra virgem e o óleo de bagaço de azeitona são os melhores e mais saudáveis ​​óleos para fritar.