Projeto libera antecipação de salário, aposentadoria INSS e auxílios

Uma nova proposta visa beneficiar brasileiros que desejam antecipar o dinheiro de suas respectivas remunerações

Projeto libera antecipação de salário, aposentadoria INSS e auxílios. Uma nova proposta visa beneficiar brasileiros que desejam antecipar o dinheiro de suas respectivas remunerações e salários. Entenda como iria funcionar a proposição.

O Projeto de Lei 809/22 permite que os servidores federais civis e militares e os beneficiários da Previdência Social / INSS e de programas sociais (Auxílio Brasil e outros) peçam adiantamento para janeiro do montante equivalente a um mês da remuneração, salário, soldo, benefício ou auxílio. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, esse adiantamento deverá ser restituído até dezembro do mesmo ano mediante o desconto de 11 parcelas iguais e sucessivas, considerado o abono natalino. Haverá encontro de contas (créditos e débitos) na eventual cessação de remuneração, salário, soldo, benefício ou auxílio antes da quitação integral.

Os estados, o Distrito Federal e os municípios, em relação aos servidores civis e militares e os beneficiários de planos previdenciários próprios, poderão aderir a esse plano para antecipação em janeiro do rendimento mensal a que fazem jus.

“Janeiro é o mês de maior dificuldade financeira para os brasileiros, devido aos gastos com IPVA, IPTU e matrículas e materiais escolares”, afirmou o autor da proposta, deputado Delegado Antônio Furtado (União-RJ). “É preciso fortalecer a renda das famílias para que não necessitem se afundar em dívidas.”

O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Notícias em destaque
Deixe o seu comentário

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação