A pizza napolitana é uma das variedades de pizza mais conhecidas e apreciadas em todo o mundo. A sua origem remonta à cidade de Nápoles, na Itália, onde se acredita que começou a ser preparada no final do século XVIII.
É uma pizza que costuma ser acompanhada por uma boa taça de vinho tinto italiano, como um Chianti ou um Barolo. Também pode ser apreciada com cerveja artesanal ou simplesmente com a nossa bebida preferida.
Ingredientes da pizza napolitana:
- 400 g de massa de pizza
- 2 tomates maduros
- 6 tomates cereja
- 150g de queijo mussarela
- 8 folhas frescas de manjericão
- Azeíte virgem extra
Como preparar uma pizza napolitana:
- A primeira coisa que vamos fazer é espalhar a massa da pizza sobre papel manteiga, dando-lhe o formato circular que caracteriza como pizzas. Com a ponta dos dedos, achataremos a massa até ficar com cerca de meio centímetro de espessura na parte interna, enquanto deixaremos as bordas um pouco mais grossas.
- Lavamos os tomates, cortamos em dois e ralamos com a ajuda de um ralador até obtermos uma polpa de tomate ralada, que usaremos para adicionar à pizza, tentando garantir que fique bem distribuído por toda a superfície.
- Cortamos o queijo mussarela em rodelas não muito grossas. Lavamos os tomates cereja e cortamos ao meio. Colocamos na pizza algumas folhas de manjericão, as rodelas de mussarela e os tomates cereja cortados ao meio, tudo bem distribuído.
- Pré-aqueça o forno a 250º C com o calor para cima e para baixo. Colocamos cuidadosamente a pizza com o papel na assadeira e quando o forno atinge a temperatura, colocamos a pizza na meia altura por 8 minutos. Em seguida, baixamos a bandeja para o fundo do forno e assamos por mais 2 minutos.
- Retiramos a pizza do forno com muito cuidado para não nos queimarmos, regamos com um pouco de azeite virgem extra ao nosso gosto, e a nossa pizza napolitana está pronta. Agora, só nos resta aproveitar.