Por que você nunca deve aquecer ovos cozidos no microondas
As fofocas dizem que este aparelho produz radiação prejudicial e que usá-lo regularmente pode causar doenças. Mas nada disso é verdade. O microondas é um aparelho que pode ser muito útil em muitas ocasiões. Com ele podemos reaquecer pratos sem investir muito tempo e até mesmo preparar uma grande variedade de receitas.
A radiação que ele emite não colocará em risco nossa saúde, mas usá-lo envolve um risco que na maioria das vezes ignoramos. Os especialistas concordam que os danos mais comuns derivados do uso do microondas são as queimaduras, que na maioria dos casos costumam ser leves. No entanto, também existe a possibilidade de lesões mais graves se não tiver cuidado.
>Faça um brownie sem assar em apenas 5 minutos para tomar café da manhã
O normal é ferir-se ao manusear os recipientes ainda quentes, por isso é recomendável aguardar um minuto antes de retirar os alimentos do interior do aparelho. No entanto, existem outras formas de sofrer queimaduras que vale a pena conhecer. Um deles foi explicado há não muito tempo em artigo neste mesmo canal, em que foram expostos os riscos de aquecimento de água neste aparelho. Mas hoje nossa tarefa é explicar por que um ovo cozido nunca deve ser aquecido no microondas.
>Óleo de alecrim combate diminui as rugas e é assim que você deve usá-lo
Ovo cozido e microondas: uma má combinação
Preparar as refeições com antecedência para evitar pressa nos próximos dias é uma prática muito comum. Até porque no caso de alguns ingredientes cozinhá-los pode ajudá-los a durar mais tempo. É o caso do ovo, que depois de cozido pode durar até uma semana na geladeira sem estragar (desde que o tenhamos cozinhado bem e a casca não tenha partido).
>Purifique seu sangue e pulmões com a ajuda da infusão de erva-doce
O que acontece quando aquecemos um ovo cozido no microondas?
Um acúmulo de vapor se acumula dentro da casca, o que pode fazer com que os alimentos explodam dentro ou fora do aparelho.
Embora pareça incomum que isso aconteça, é conhecido o caso de um homem que perdeu parte da audição devido a esse fenômeno. A vítima estava prestes a comer um ovo cozido aquecido no microondas de um restaurante e explodiu em sua boca, causando queimaduras graves e como consequência, como ele próprio defendeu, diminuição da audição.
>Você não vai acreditar em todos os benefícios desta bebida doce e cremosa
Enquanto os testes foram conduzidos para determinar se a explosão do ovo na boca da vítima poderia causar tais danos e os especialistas determinaram que era improvável, eles concluíram que o uso indevido do microondas pode ser perigoso.