Cada vez que tomamos banho e vemos que o xampu que usamos faz muita espuma, pensamos que é o melhor porque está limpando profundamente nossos cabelos. No entanto, os especialistas alertam que devemos ter cuidado com este produto e agora explicamos o porquê.
Enzo Vitale, especialista em beleza na Espanha, explica que é preciso ter muito cuidado com os produtos que você usa no cabelo, principalmente tomar cuidado com xampus que fazem muita espuma, pois agridem o cabelo.
“O mesmo acontece com a pele, sabonetes que fazem muita espuma são prejudiciais porque alteram o ph. O mesmo vale para o cabelo”, disse ele.
Outros especialistas citam que a alta produção de espuma é sintoma da alta presença de sulfatos e outros detergentes que, embora limpem, são muito agressivos para a fibra capilar. Sua ação frequente deixa o cabelo sem sua gordura natural, o que induz o couro cabeludo a produzir caspa ou ainda mais gordura para compensar a perda de seus componentes naturais.
Sulfatos: pertencem à família dos surfactantes, sua missão é limpar e gerar espuma. Ao entrar em contato com a água, forma micelas que arrastam a sujeira do cabelo. Os shampoos que não contêm sulfatos o substituíram por outro agente de limpeza. Acredita-se que eles ressecam os cabelos e usados diariamente podem ser um ataque ao couro cabeludo.
Silicones: Revestem o cabelo para uma aparência mais polida e brilhante. Acredita-se também que protege a fibra capilar. O ruim é que eles pesam nos cabelos e os deixam com pouco movimento.
Parabenos: é um conservante eficaz que mantém o produto em boas condições por mais tempo.
É importante observar que você não deve lavar o cabelo todos os dias. O ideal seria a cada 3 dias durante 6 minutos (3 para lavar e 3 para enxaguar) com um shampoo neutro e natural. Felizmente, hoje em dia existem produtos orgânicos, sem sal e também sem parabenos.
Por exemplo, você também pode usar óleos naturais, como óleo de coco, para substituir o condicionador para cabelos sedosos e desembaraçados. O óleo de coco virgem penetra na fibra capilar e a amacia, além de fortalecê-la. O óleo de abacate tem um teor de gordura de 15% e, portanto, é super hidratante.
1. Aspargos: São muito ricos em enxofre, importante na formação da queratina. Você pode consumi-lo, por exemplo, como creme de aspargos.
2. Gérmen de Trigo: Possui proteínas e zinco que ajudam a fortalecer o folículo piloso e pode ser consumido no café da manhã ou em cremes vegetais.
3. Kiwi: Rico em potássio, ideal para manter o cabelo saudável e pode ser consumido em salada de frutas.
4. Nozes: Possui ômega 3 e ômega 6, gorduras essenciais para cabelos saudáveis. Você pode consumir esse alimento como lanche no meio da tarde, picar em uma salada ou no suco.
5. Camu camu: Contém vitamina C e colágeno. Ajuda a ter uma pele vital e que nossas unhas e cabelos não quebrem.
6. Iogurte: Ajuda a fortalecer o cabelo. Deve ser consumido natural e com baixo teor de gordura.
7. Linhaça: Recomenda-se deixar de molho na noite anterior e na manhã seguinte misturar com suco, farelo de trigo, kiwi ou camu camu.
8. Ovo: É um alimento muito rico em proteínas com altos níveis de biotina que favorece o fortalecimento do folículo piloso. Pode ser comido cozido ou em omelete. Ovo frito não deve ser consumido todos os dias.