Por que você deve ter cuidado com xampus que fazem muita espuma?

Especialista em beleza explica o que você deve fazer para evitar maltratar o cabelo

Cada vez que tomamos banho e vemos que o xampu que usamos faz muita espuma, pensamos que é o melhor porque está limpando profundamente nossos cabelos. No entanto, os especialistas alertam que devemos ter cuidado com este produto e agora explicamos o porquê.

Enzo Vitale, especialista em beleza na Espanha, explica que é preciso ter muito cuidado com os produtos que você usa no cabelo, principalmente tomar cuidado com xampus que fazem muita espuma, pois agridem o cabelo.

“O mesmo acontece com a pele, sabonetes que fazem muita espuma são prejudiciais porque alteram o ph. O mesmo vale para o cabelo”, disse ele.

Outros especialistas citam que a alta produção de espuma é sintoma da alta presença de sulfatos e outros detergentes que, embora limpem, são muito agressivos para a fibra capilar. Sua ação frequente deixa o cabelo sem sua gordura natural, o que induz o couro cabeludo a produzir caspa ou ainda mais gordura para compensar a perda de seus componentes naturais.

Por que você deve ter cuidado com xampus que fazem muita espuma nos cabelos?
Por que você deve ter cuidado com xampus que fazem muita espuma nos cabelos?

Por que você deve ter cuidado com xampus que fazem muita espuma nos cabelos?

Quais são os componentes químicos de alguns shampoos?

Sulfatos: pertencem à família dos surfactantes, sua missão é limpar e gerar espuma. Ao entrar em contato com a água, forma micelas que arrastam a sujeira do cabelo. Os shampoos que não contêm sulfatos o substituíram por outro agente de limpeza. Acredita-se que eles ressecam os cabelos e usados ​​diariamente podem ser um ataque ao couro cabeludo.

Silicones: Revestem o cabelo para uma aparência mais polida e brilhante. Acredita-se também que protege a fibra capilar. O ruim é que eles pesam nos cabelos e os deixam com pouco movimento.

Parabenos: é um conservante eficaz que mantém o produto em boas condições por mais tempo.

Recomendações

É importante observar que você não deve lavar o cabelo todos os dias. O ideal seria a cada 3 dias durante 6 minutos (3 para lavar e 3 para enxaguar) com um shampoo neutro e natural. Felizmente, hoje em dia existem produtos orgânicos, sem sal e também sem parabenos.

Por exemplo, você também pode usar óleos naturais, como óleo de coco, para substituir o condicionador para cabelos sedosos e desembaraçados. O óleo de coco virgem penetra na fibra capilar e a amacia, além de fortalecê-la. O óleo de abacate tem um teor de gordura de 15% e, portanto, é super hidratante.

Oito alimentos para deixar o cabelo bonito e saudável

1. Aspargos: São muito ricos em enxofre, importante na formação da queratina. Você pode consumi-lo, por exemplo, como creme de aspargos.

2. Gérmen de Trigo: Possui proteínas e zinco que ajudam a fortalecer o folículo piloso e pode ser consumido no café da manhã ou em cremes vegetais.

3. Kiwi: Rico em potássio, ideal para manter o cabelo saudável e pode ser consumido em salada de frutas.

4. Nozes: Possui ômega 3 e ômega 6, gorduras essenciais para cabelos saudáveis. Você pode consumir esse alimento como lanche no meio da tarde, picar em uma salada ou no suco.

5. Camu camu: Contém vitamina C e colágeno. Ajuda a ter uma pele vital e que nossas unhas e cabelos não quebrem.

6. Iogurte: Ajuda a fortalecer o cabelo. Deve ser consumido natural e com baixo teor de gordura.

7. Linhaça: Recomenda-se deixar de molho na noite anterior e na manhã seguinte misturar com suco, farelo de trigo, kiwi ou camu camu.

8. Ovo: É um alimento muito rico em proteínas com altos níveis de biotina que favorece o fortalecimento do folículo piloso. Pode ser comido cozido ou em omelete. Ovo frito não deve ser consumido todos os dias.