POR QUE o velocímetro de todos os carros não marcam velocidade real?

Entenda a diferença entre a velocidade que marca o velocímetro do seu carro e a Velocidade Real.

Por que o velocímetro de todos os carros mostram velocidade diferente da real? Entenda a diferença entre a velocidade que marca o velocímetro do seu carro e a Velocidade Real.

POR QUE o velocímetro de todos os carros não marcam velocidade real?
Foto: Freepik

A discrepância entre a velocidade indicada no velocímetro do carro e a velocidade real é um fator importante a ser considerado pelos motoristas, principalmente em relação à segurança no trânsito e à fiscalização de trânsito. Essa diferença é uma prática adotada pelas montadoras para induzir os motoristas a dirigir abaixo do limite da via e reduzir o risco de multas e acidentes.

POR QUE o velocímetro de todos os carros não marcam velocidade real?

O velocímetro de todos os carros não marcam a velocidade real do veículo devido a uma prática adotada pelas montadoras, que consiste em apresentar uma velocidade indicada um pouco acima da velocidade real. Essa diferença é uma medida de segurança adotada pelas montadoras para evitar que os motoristas ultrapassem o limite de velocidade da via, reduzindo assim o risco de multas e acidentes.

Essa discrepância entre a velocidade indicada no velocímetro do carro e a velocidade real é permitida por lei em todos os países, inclusive no Brasil, onde a diferença permitida é de até 7 km/h acima do limite da via. Ou Seja, quando o velocímetro do seu carro marcar 80km, na verdade você está abaixo de 80 km, entre 73 e 77 km.

Essa diferença é calculada com base na referência da União Europeia, que determina que os veículos comercializados na região não podem registrar erro maior que 10% acrescidos de mais 4 km/h.

Fatores que podem descalibrar o velocímetro do carro

Alguns fatores podem descalibrar a margem de segurança do velocímetro, como pneus descalibrados, muito desgastados ou substituídos por um conjunto de medidas diferentes. Ao colocar rodas e pneus maiores, o carro vai rodar a uma velocidade maior do que a mostrada no painel.

Impressão de melhor desempenho e menor consumo

Por fim, vale lembrar que o erro do velocímetro pode passar uma falsa impressão de melhor desempenho e menor consumo, uma vez que a medição do último é baseada na quilometragem percorrida, e é apresentado um número que não representa a realidade. Por isso, é fundamental que os motoristas estejam atentos a essa diferença e adotem uma direção mais consciente e segura.