Por que não devemos usar shampoo de gengibre?

Veja em que situação não se deve usar o shampoo de gengibre como tratamento capilar

Por que não devemos usar shampoo de gengibre?
Por que não devemos usar shampoo de gengibre?

 

O shampoo de gengibre faz parte da vasta coleção de remédios naturais caseiros que nos foram passados de geração em geração, uma vez que várias propriedades medicinais são atribuídas a ele.

Embora seja geralmente usada em bebidas e alimentos, essa raiz também pode fazer parte de alguns shampoos que prometem ajudar no tratamento da queda de cabelo; no entanto, eles poderiam ter um efeito contraproducente.

A suposta ação de gengibre contra a alopecia estava relacionada com as propriedades de Gingerol, um composto ao qual propriedades anti-inflamatórias são atribuídas.

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Preventive Medicine, esse componente ativo pode inibir a síntese de citocinas pró-inflamatórias como IL-1, TNF-α e IL-8, o que contribuiria para o relaxamento dos vasos sanguíneos.

Esse efeito, segundo a crença popular, serve para estimular os folículos capilares, embora haja evidências de que ele faz o contrário.

De acordo com um estudo publicado na revista científica Plos One, parte da Biblioteca Pública de Ciências, o 6-gingerol não oferece evidências científicas de que ajuda no tratamento da alopecia, mas que o agrava.

Em vários testes laboratoriais in vitro e in vivo, mostrou-se que sua presença pode inibir o crescimento capilar induzindo efeitos apoptóticos, ou seja, morte celular.

>>Com o estresse pode afetar a saúde da pele e cabelo

Shampoo de gengibre funciona?

Com base no estudo que mencionamos acima, nossa conclusão é que não, o uso dessa raiz não é eficaz para combater a queda de cabelo, embora tenha algumas propriedades úteis para outras doenças.

A melhor maneira de tratar efetivamente a alopecia é ir a um dermatologista, que avaliará seu caso e prescreverá um tratamento adequado para sua pele.

>>10 alimentos para aliviar uma ressaca

Para que funciona a raiz de gengibre?

De acordo com o USDA Food Data Central do Departamento de Agricultura dos EUA, o gengibre é rico em carboidratos, fibras dietéticas e proteínas, além de possuir minerais como sódio, ferro, potássio, magnésio, fósforo e zinco.

Esta raiz também possui vitamina A, C, B6, rivoflavin e niacina, além de alguns componentes antioxidantes e anti-inflamatórios como ácido pantotênico, betacaroteno, capsaicina, curcumina, ácido cafeína e salicilato.

Esses componentes são eficazes no tratamento de náuseas e na melhoria da digestão, além de ajudar com sintomas frios.

Um estudo publicado no World Journal of Gastrointestinal Pharmacology and Therapeutics sugere que o gengibre também é útil para o tratamento de úlceras estomacais lutando contra a bactéria Helicobacter Pilori.

Essa raiz também é eficaz no combate à dor causada pela artrite e é auxiliar no tratamento da asma.

Como você pode ver, usar shampoo de gengibre pode não ser uma boa opção se você quiser manter seu cabelo intacto, mas a raiz por si só oferece benefícios para a saúde se usada com supervisão médica.

>>Faça Seu Shampoo Orgânico Para Combater A Queda Do Cabelo