Na França e vários países, persiste uma tradição curiosa ao longo do tempo. Atualmente, a maioria das pessoas evita colocar o pão de cabeça para baixo, acreditando ser um sinal de infortúnio e um chamado ao diabo.
Historicamente alguns países tem a tradição de não virar pão na mesa, aqui está o verdadeiro motivo. Mas qual é a verdadeira razão por trás desse medo de virar o pão na mesa?
Por que muitas pessoas não gostam de virar o pão de cabeça para baixo na mesa?
A maioria dos franceses não coloca o pão com a parte cortada para baixo na mesa. Por que tanta superstição no país da baguete? Acredita-se que posicionar o pão de cabeça para baixo na hora da refeição ou mesmo na bancada é um sinal de má sorte.
Isso seria interpretado como um augúrio de infortúnio e um indicativo de perigo iminente. Muitas vezes, virar o pão na mesa é visto como um presságio de morte. Alguns acreditam que tal ato chama demônios e encoraja vícios.
A crença de que virar o pão traz má sorte tem raízes na Idade Média. Era uma época em que a pena de morte era comum. Quando alguém era condenado, a execução ocorria em praça pública, frequentemente durante o horário de mercado, para que um grande número de pessoas pudesse testemunhar.
Durante essas execuções, os algozes estavam ocupados e não podiam ir ao padeiro buscar seu pão diário.
O pão colocado de cabeça para baixo pelo padeiro
Os padeiros tinham o costume de reservar pão para os carrascos, que pegariam após sua árdua tarefa. Para diferenciar e garantir que o pão do carrasco não fosse vendido a outros, o padeiro o colocava de cabeça para baixo.
Desde então, o pão virado passou a ser associado à morte. Por isso, muitos evitam essa prática até hoje.
Gostou de Saber desta curiosidade?
Veja mais aqui em nossa página exclusiva!https://informebrasil.com.br/estilo-de-vida/curiosidades/