Para aulas virtuais e trabalho remoto, o notebook se tornou uma ferramenta importante e indispensável para muitos usuários, por isso pode ser muito chato quando nosso equipamento começa a falhar. Para evitar que funcione corretamente, devemos saber que existem ações que, embora acreditemos serem normais, podem afetar seu funcionamento. Um dos usos indevidos mais comuns é fechar a tampa do notebook antes que ele desligue completamente. Por que você deveria parar de fazer isso? Aqui explicamos para você.
Infelizmente, a maioria de nós tem o mau hábito de não esperar que nosso notebook desligue completamente, seja porque temos algo urgente para fazer ou simplesmente porque somos preguiçosos. Nem usamos o sistema de desligamento que o Windows 10 ou o Windows 11 nos oferece, mas pressionamos o botão.
Conforme detalhado pelo portal especializado Urban Tecno, quando iniciamos o processo de desligamento do nosso notebook ou computador portátil, inicia-se um processo de desconexão dos programas ou aplicativos que estão abertos em segundo plano e que são essenciais para o bom funcionamento do equipamento.
Nesse sentido, se fecharmos a tampa do nosso laptop sem esperar que ele desligue completamente, interromperemos o processo de desligamento e poderemos afetar os componentes da máquina que se conectam e se comunicam para executar tarefas, por isso é mais de um trabalho em equipe do que um único chip que tem tudo friamente calculado.
Um dos componentes que podem ser danificados ao fechar a tampa do laptop antes de desligar completamente é o disco rígido, pois ao interromper abruptamente o processo de desligamento da máquina, alteramos seu funcionamento.
No entanto, é mais arriscado fazer isso durante uma atualização do sistema operacional, pois pode danificar os arquivos que mantêm o computador funcionando. Além disso, nosso laptop pode começar a mostrar telas azuis ou erros de inicialização quando ligamos nossa máquina.