Por que é perigoso fechar o notebook antes que ele desligue completamente?

A maioria das pessoas tem o mau hábito de não esperar que o notebook desligue completamente

Para aulas virtuais e trabalho remoto, o notebook se tornou uma ferramenta importante e indispensável para muitos usuários, por isso pode ser muito chato quando nosso equipamento começa a falhar. Para evitar que funcione corretamente, devemos saber que existem ações que, embora acreditemos serem normais, podem afetar seu funcionamento. Um dos usos indevidos mais comuns é fechar a tampa do notebook antes que ele desligue completamente. Por que você deveria parar de fazer isso? Aqui explicamos para você.

Infelizmente, a maioria de nós tem o mau hábito de não esperar que nosso notebook desligue completamente, seja porque temos algo urgente para fazer ou simplesmente porque somos preguiçosos. Nem usamos o sistema de desligamento que o Windows 10 ou o Windows 11 nos oferece, mas pressionamos o botão.

O que acontece quando você fecha o notebook antes que ele desligue completamente?

Conforme detalhado pelo portal especializado Urban Tecno, quando iniciamos o processo de desligamento do nosso notebook ou computador portátil, inicia-se um processo de desconexão dos programas ou aplicativos que estão abertos em segundo plano e que são essenciais para o bom funcionamento do equipamento.

Nesse sentido, se fecharmos a tampa do nosso laptop sem esperar que ele desligue completamente, interromperemos o processo de desligamento e poderemos afetar os componentes da máquina que se conectam e se comunicam para executar tarefas, por isso é mais de um trabalho em equipe do que um único chip que tem tudo friamente calculado.

Que danos meu notebook pode sofrer?

Um dos componentes que podem ser danificados ao fechar a tampa do laptop antes de desligar completamente é o disco rígido, pois ao interromper abruptamente o processo de desligamento da máquina, alteramos seu funcionamento.

No entanto, é mais arriscado fazer isso durante uma atualização do sistema operacional, pois pode danificar os arquivos que mantêm o computador funcionando. Além disso, nosso laptop pode começar a mostrar telas azuis ou erros de inicialização quando ligamos nossa máquina.

Notícias em destaque

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar consulte Mais informação