Muitas vezes nos deparamos com hábitos curiosos que nossos avós e pais possuem e nos perguntamos sobre a razão por trás dessas práticas. Recentemente, perguntei a minha avó por que ela derramava sal grosso nos ovos assim que chegavam do supermercado.
Tive curiosidade de saber por que ela fazia isso e fiquei surpreso com a explicação que recebi. Se sua geladeira só anda cheia esse truque pode te ajudar!
Antigamente, quando ainda não havia aparelhos de refrigeração, os ovos eram conservados com sal. Isso pode parecer incomum para você, mas é um excelente método de preservação devido à natureza hipertônica do sal, que não permite que as bactérias sobrevivam ou ataquem os alimentos.
Quanto aos ovos, como você sabe, eles não podem ser armazenados por muito tempo, caso contrário, podem se deteriorar. No entanto, recorrer ao sal é uma vantagem incontestável, pois ajudará a conservá-los melhor e a prolongar seu tempo de vida.
É ainda mais útil em clima quente, quando você não tem mais espaço na geladeira e precisa mantê-los em um canto à temperatura ambiente. Para evitar que estraguem mais rápido do que o esperado, o sal será seu melhor aliado!
Lembrando que este método é um truque antigo utilizado por pessoas mais velhas quando não havia aparelhos de refrigeração e não há comprovação científica para sua eficácia. No entanto, é uma opção interessante a ser explorada caso você não tenha espaço na geladeira ou precise conservar os ovos em um local fresco.