Pele

Pode misturar base com protetor solar? Essas são as consequências

Publicado por
Evelin Leone

Pode misturar base com protetor solar? Essas são as consequências. Não é aconselhável aplicar a mistura ao mesmo tempo. A razão é que se misturar a base com o protetor solar não vai ter uma boa reação. Além disso, existe a possibilidade do protetor solar ser diluído e sua cobertura ser reduzida.

Sabemos que também tem muita gente que dispensa esse último item, achando que com a proteção proporcionada pela própria base de maquiagem (ou creme hidratante) basta. O ideal é seguir esta ordem: primeiro o hidratante, depois o protetor solar. Por fim a maquiagem, deixando alguns minutos entre as camadas de uma e da outra.

Como funcionam os protetores solares e para que servem?

Essas loções atuam como uma barreira entre a pele e os raios solares. A maioria deles contém filtros minerais que são responsáveis ​​por minimizar ao máximo a dose de raios ultravioleta que penetram na pele.

Foto: Freepik

Por um lado, tais filtros absorvem radiação, por outro lado eles agem como bloqueadores e refletem fótons UV antes de serem absorvidos pelo DNA e outras moléculas mais profundamente no subcutâneo, ou seja, é um produto eficaz desde que usado corretamente, algo que nem todo mundo faz.

Em primeiro lugar, porque a maioria das pessoas aplica muito menos do que a quantidade recomendada.

Em segundo lugar, devemos prestar atenção à rotulagem, especialmente no que diz a respeito ao fator de proteção que nos proporciona (FPS). Como já sabemos, esses dados são refletidos por um número, é justamente aí que entra a confusão, o número sendo maior ou menor não significa que  nos proteja em maior ou menor grau, o que significa é quanto tempo nossa pele estará protegida desde o momento da aplicação.

Para ver mais claramente, vamos dar um exemplo. Se a pele levar 10 minutos para queimar em condições normais, uma loção com fator 30 nos daria cobertura por 300 minutos, ou seja, o resultado da multiplicação de 30×10.

Tudo isso deve ser lembrado, porque não é a mesma coisa tomar sol logo pela manhã do que às quatro da tarde.

Neste último caso, o lógico é que a pele corre o risco de queimar muito mais cedo. Portanto, um filtro solar mais potente teria que ser buscado para ser protegido pelo mesmo período de tempo.