PÉSSIMA NOTÍCIA para quem vai receber o PIS/Pasep até 30 de abril
Você sabia que o abono salarial, benefício concedido pelo governo a trabalhadores com registro em carteira que recebem até dois salários mínimos, terá um aumento já em maio de 2023? Mas atenção, esse aumento será aplicado apenas para uma parte dos beneficiários. Entenda mais sobre o assunto e fique por dentro das mudanças que afetam o seu bolso!
A partir de 1º de maio de 2023, o valor do abono salarial PIS/Pasep terá um aumento para aqueles que ainda não receberam o benefício, seguindo o novo valor do salário mínimo que será de R$ 1.320. No entanto, para quem já recebeu o abono salarial de abril, não haverá pagamento retroativo da diferença.
De acordo com o ministro Luiz Marinho do Trabalho, o abono salarial recebido até abril será calculado sobre o valor atual do piso nacional. Assim, o novo valor será aplicado somente para os abonos pagos a partir de maio, não havendo pagamento retroativo dos anteriores.
Quem tem direito ao PIS/Pasep
O abono salarial é um benefício concedido pelo governo a trabalhador com registro em carteira que recebe até dois salários mínimos, ou seja, até R$ 2.640 a partir de 1º de maio, desde que tenha contribuído para o PIS ou PASEP e exercido atividade remunerada por pelo menos 30 dias no ano-base.
Além disso, é necessário que o trabalhador esteja cadastrado há pelo menos cinco anos no Fundo de Participação PIS-Pasep ou no Cadastro Nacional de Informações Sociais. É importante lembrar que o abono salarial é um direito dos trabalhadores e que o valor pode ajudar a complementar a renda no final do mês.
O PIS (Programa de Integração Social) é um programa de contribuição social criado para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores inscritos no programa. Já o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) tem o mesmo objetivo, mas é destinado aos servidores públicos.
É importante que os trabalhadores fiquem atentos ao prazo para receber o abono salarial PIS-Pasep, que é definido de acordo com o calendário de pagamentos divulgado pelo governo. O calendário é organizado de acordo com a data de nascimento do trabalhador, para facilitar o processo de pagamento e evitar filas e aglomerações nas agências bancárias.
Confira os calendários do PIS-Pasep 2023:
Calendário do PIS
- Nascidos em janeiro e fevereiro: a partir de 15 de fevereiro
- Nascidos em março e abril: a partir de 15 de março
- Nascidos em maio e junho: a partir de 17 de abril
- Nascidos em julho e agosto: a partir de 15 de maio
- Nascidos em setembro e outubro: a partir de 15 de junho
- Nascidos em novembro e dezembro: a partir de 17 de julho
Calendário do Pasep 2023:
- Nº de inscrição de final 0: a partir de 15 de fevereiro
- Nº de inscrição de final 1: a partir de 15 de março
- Nº de inscrição de final 2 e 3: a partir de 17 de abril
- Nº de inscrição de final 4 e 5: a partir de 15 de maio
- Nº de inscrição de final 6 e 7: a partir de 15 de junho
- Nº de inscrição de final 8 e 9: a partir de 17 de julho
Por fim, é fundamental que os trabalhadores permaneçam atentos aos seus direitos e às atualizações sobre o abono salarial PIS/Pasep, buscando informações monitoradas e atualizadas para garantir o recebimento do benefício. O aumento no valor do abono salarial a partir de maio de 2023 é uma boa notícia para os trabalhadores que se enquadram nos critérios para recebê-lo.
Veja também: Seu abono salarial PIS/Pasep não caiu? Saiba o que fazer