Com a proximidade da Páscoa, o comércio varejista brasileiro se prepara para mais uma data comemorativa importante, apesar dos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e pelo cenário econômico atual. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a expectativa é que as vendas para a Páscoa deste ano movimentem cerca de R$ 2,49 bilhões, um aumento de 2,8% em relação ao mesmo período de 2022, já descontada a inflação.
Apesar do aumento previsto nas vendas, o resultado ainda ficará 2,7% abaixo do registrado em 2019, quando as vendas para a Páscoa atingiram R$ 2,56 bilhões. Segundo o economista da CNC, Fabio Bentes, isso se deve principalmente ao comportamento dos preços, que têm subido bastante nos últimos meses, com a inflação em alta. Os itens específicos da Páscoa devem ter um aumento de cerca de 8%, o que representa a maior alta desde 2016, quando os preços da cesta de produtos da da
Apesar disso, o setor de chocolates e ovos de Páscoa segue sendo um dos mais importantes para o comércio varejista nesta época do ano. A Páscoa representa a sexta data comemorativa mais relevante do calendário do varejo, movimentando não apenas o setor de chocolates, mas também outros segmentos, como o de vestuário, decoração e presentes em geral.
Com a pandemia de Covid-19, as vendas online têm ganhado ainda mais importância na comercialização dos produtos para a Páscoa. Muitas lojas e fabricantes têm investido em seus sites e aplicativos para oferecer uma experiência de compra fácil e segura aos consumidores, além de entregas rápidas e eficientes.
Leia também: 3 dicas para evitar o pagamento de taxas adicionais no seu cartão de crédito
Apesar dos desafios impostos pelo cenário econômico atual, a Páscoa segue sendo uma data importante para o comércio varejista brasileiro, movimentando bilhões de reais em vendas. Com a ampla variedade de opções de produtos e formas de venda, os consumidores têm a oportunidade de escolher entre diversas opções de chocolates, ovos de Páscoa e presentes em geral, tornando essa época do ano ainda mais doce e especial.
A Páscoa é uma das épocas mais aguardadas do ano para os amantes de chocolates e, em especial, dos ovos de Páscoa. Essa tradição, que começou no século XIX na França e na Alemanha, é hoje uma das principais movimentadoras do comércio varejista no Brasil.
Com a proximidade da data, as lojas de chocolates, supermercados e hipermercados começam a oferecer uma variedade de ovos de Páscoa para todos os gostos e bolsos. Alguns dos mais populares são os ovos de chocolate ao leite, ovos de chocolate branco, ovos de chocolate amargo, ovos com recheios diversos e ovos temáticos.
Além disso, há também as opções de ovos de Páscoa personalizados, que permitem que o consumidor escolha o tipo de chocolate, o recheio e até mesmo a decoração do ovo. Esses ovos são geralmente mais caros, mas oferecem uma experiência única e personalizada aos clientes.
Nos últimos anos, tem crescido a oferta de ovos de Páscoa com menor teor de açúcar e gordura, destinados a pessoas que buscam opções mais saudáveis. Além disso, muitas marcas têm investido em ovos veganos e sem glúten, atendendo a um público cada vez mais preocupado com a alimentação saudável e com as questões ambientais.
Com a pandemia de Covid-19, as vendas online têm ganhado ainda mais importância na comercialização dos ovos de Páscoa. Muitas lojas e fabricantes têm investido em seus sites e aplicativos para oferecer uma experiência de compra fácil e segura aos consumidores, além de entregas rápidas e eficientes.
Apesar do aumento nos preços dos ovos de Páscoa nos últimos anos, a tradição de presentear os amigos e familiares com esses produtos continua forte no Brasil.