Dicas InteressantesEm Alta

Os 5 erros que estragam o seu bife de carne grelhado

Os 5 erros que estragam o seu bife grelhado de carne
Os 5 erros que estragam o seu bife grelhado de carne – Foto: Freepik

Os 5 erros que estragam o seu bife de carne grelhado.

É uma opção prática e nutritiva: se você não tem muito tempo para cozinhar, você compra um bom pedaço de carne e cozinhar na grelha.

>Doce saudável: tortinhas de aveia e iogurte imperdíveis

Em poucos minutos, e acompanhado de uma salada, você obtém nutrientes de qualidade. Mas, para isso você deve evitar alguns erros que podem estragar seu bife.

1. Compre carne a vácuo

Parece uma boa maneira de manter seu bife na geladeira por alguns dias, mas de acordo com os especialistas, a preservação a vácuo não é o melhor para carne. O vácuo absorve os sucos. Por isso, ao comprar carne, peça para embrulhar e no dia seguinte retira-a da geladeira com antecedência.

>Prepare deliciosos churros de chocolate caseiros na fritadeira

2. Da geladeira para a panela

Você está com pressa e acaba jogando o bife recém-saído da geladeira na panela. Um grande erro. A mudança repentina de temperatura faz com que a carne se contraia. E também, se você cozinhar pouco, você come frio por dentro. O ideal é deixar a carne fora da geladeira por 3 ou 4 horas para esquentar.

3. Grelha ou frigideira fria

Novamente com pressa, joga o bife na frigideira, sem esperar que esteja quente. Outro erro. Depende da espessura da carne, mas o fogo tem que ter força suficiente para não tirar água, se o fogo for forte os sucos da carne serão selados. Se a panela estiver fria e o fogo baixo, ela vai liberar água e cozinhar.

>Como fazer este bolo irresistível de três leites muito simples de preparar

4. Vire ou fure o bife constantemente

Não perca a paciência nem recorra a cortes na carne para saber se está pronta ou não. Também não vire o bife constantemente, pois isso interromperá a caramelização e o fluxo de sucos em seu interior. Também não a esmague, pois distorce as figuras da carne.

Os especialistas concordam que a carne deve ser manuseada o menos possível, embora cada um tenha seu próprio método de cozimento “perfeito”.

>Torta de presunto e queijo: um almoço rápida no liquidificador

5. Tempero nos momentos difíceis

Outra prática comum que você deve evitar: salgar a carne antes de colocá-la na frigideira. É assim que a carne começa a soltar água e isso não nos interessa. O corte vai perder líquido, vai ficar mais seco.

Jerffeson Brandao

Jornalista, Apresentador do PodMais Podcast, Diretor Executivo do portal Informe Brasil. Eu sou um crente fiel de que não há nada mais poderoso do que palavras. Tudo gira em torno deles e como elas são usadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo