Os 5 celulares mais vendidos de 2021 foram um iPhone

Pela primeira vez, a Apple consegue ocupar 7 das 10 posições no ranking mundial, seguida pela Samsung e Xiaomi com modelos de entrada.

Os 5 celulares mais vendidos de 2021 foram um iPhone: Apple lidera mercado global. Globalmente, a Apple continua tendo a confiança dos consumidores, dos 10 celulares mais vendidos do mundo em 2021, sete eram iPhones e, especificamente, os cinco primeiros da lista são modelos de maçã. O primeiro balanço do ano passado é apresentado no mesmo dia em que a Apple renovou o iPhone SE (que também é um dos mais vendidos) e apresentou o novo computador ultra-poderoso, Mac Studio, um anúncio que poderia ser seguido online da Espanha .

Depois do iPhone 12 e 13 que presidem o ranking, há um celular econômico da Samsung e dois best-sellers da Xiaomi. As duas empresas asiáticas agora estão jogando sua posição globalmente, onde a Xiaomi está nos calcanhares da Samsung.

Este ranking faz parte do estudo global realizado pela empresa Counterpoint com as vendas de 2021. O relatório revela que o mercado fechou um pouco mais do que em 2020, já que os dez celulares mais vendidos representam 2% a mais das vendas globais do que no ano da pandemia, ou seja, 19% em relação aos 4.200 modelos que estavam ativos no ano passado.

Eles garantem no Counterpoint que é a primeira vez que a Apple ocupa tantas posições neste ranking. Os cinco primeiros lugares da lista são ocupados pelo iPhone 12, o mais vendido no mundo, seguido pelo iPhone 12 Pro Max, iPhone 13 , iPhone 12 Pro e iPhone 11, nessa ordem. Esta é a linha apresentada em setembro de 2020 e, apesar dos problemas de abastecimento causados ​​pela pandemia e falta de componentes, têm alcançado os maiores valores de distribuição.

Há também o iPhone apresentado em setembro de 2021, em menos de quatro meses esse novo modelo conseguiu se impor até o terceiro lugar. O relatório diz que os três primeiros telefones contribuíram com 41% das vendas totais da Apple. A versão mais premium, o iPhone 13 Pro Max chega em 9º lugar com 1,3% das vendas globais.

A Counterpoint atribui o sucesso da série iPhone 12 à incorporação do 5G. De acordo com um estudo da Ookla apresentado no início de 2022, entre os celulares da Apple mais vendidos também estão os cinco telefones que melhor aproveitam a velocidade oferecida pelas redes 5G na Espanha.

Samsung e Xiaomi

Descendo para o sexto lugar nesta lista está o Samsung Galaxy A12, um terminal que contrasta com os celulares da Apple, pois é um design básico com um preço inferior a 200 euros. Apesar dos esforços da marca para lutar contra a Apple no quadro mais premium com o Galaxy S, eles não aparecem entre os primeiros.

O Galaxy A12 teria superado seus irmãos mais sofisticados por sua  “boa configuração de câmera, bateria grande, seis configurações de memória e suporte de software mais longo, um produto com boa relação custo-benefício” que conquistou compradores na América do Norte, América Latina e Europa Ocidental. de acordo com os dados do Contraponto.

Pelo contrário, nas regiões da China, Índia e Ásia-Pacífico, são os celulares Redmi 9A e Redmi 9 da Xiaomi que apresentam melhor desempenho. Os dois somam 22% do total de vendas da marca e seguem de perto o low-end da Samsung.

“Com os modelos básicos enfrentando escassez de componentes em 2021, também vimos uma difusão mais rápida dos principais recursos no segmento intermediário”, conclui o relatório da Counterpoint. Essa nova distribuição de mercado pode ser mantida em 2022 enquanto a escassez de componentes continuar a ser sofrida.