Os 10 principais serviços do MEU INSS que aposentados e pensionistas podem fazer de casa.
Em a crise que o país enfrenta, muitos aposentados, pensionistas e segurados do INSS estão com dificuldade de realizar alguns serviços. Por este motivo, o INFORME BRASIL preparou um mapa com os 10 principal serviços que podem ser realizado de casa pelos segurado por meio do celular no aplicativo ou site Meu INSS.
>Quem terá direito ao (14º) décimo quarto salário do INSS aprovado para ser votado na CDH?
No Meu INSS você pode solicitar diversos serviços e benefícios sem sair de casa. E pode até enviar sua documentação digitalizada (escaneada). Após realizar a solicitação, você pode acompanhar, com o número do protocolo de requerimento, o andamento do pedido pelo Meu INSS ou telefone 135.
>Novos aposentados do INSS ganham novo prazo para começar a pegar empréstimos
Conheça agora os 10 principais serviços disponíveis no Meu INSS
1. Mudança de pagamento para conta corrente
Os beneficiários do INSS que recebem por meio de cartão magnético já podem fazer a mudança de pagamento para conta corrente pelo Meu INSS. Basta logar (com CPF e senha), clicar em “Agendamento/Solicitações“, em seguida, clicar em “Atualização para manutenção de Benefício e outros serviços” e, finalmente, em “Transferir Benefício para Conta Corrente“.
>Novo golpe contra aposentados e pensionistas do INSS circula pelo WhatsApp
2. Enviar documento solicitado pelo INSS
Você recebeu um SMS (mensagem de celular) ou e-mail do INSS informando que existe alguma pendência em sua solicitação? Não se preocupe! Pelo Meu INSS é possível enviar o documento fotografado ou digitalizado para dar continuidade ao seu processo.
>4 principais cartões de crédito para aposentados e pensionistas do INSS negativados
3. Enviar Atestado Médico pelo Meu INSS
Já é possível enviar o atestado médico diretamente pelo Meu INSS (computador ou aplicativo para celulares) para ser avaliado pela perícia. Desde o mês de março de 2020, o atendimento presencial nas agências está suspenso temporariamente devido a crise.
4. Agendamentos e Solicitações
É possível pedir um benefício ou serviço do INSS e acompanhar o andamento do requerimento.
>Proposta que cria abono extra para aposentados do INSS consegue 25 mil assinaturas e avança
5. Pedir Aposentadoria
É possível pedir aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade, seja ela urbana ou rural. E também aposentadoria da pessoa com deficiência, além daquelas concedidas em outros países que contenham acordo internacional celebrado com o Brasil.
6. Declaração de Beneficiário do INSS
Declaração que informa a existência ou não de benefício em seu CPF. Alguns órgãos de governo costumam exigir esse ‘Nada Consta’.
>Senador aprova (14º) décimo quarto salário para aposentados e pensionistas do INSS
7. Extrato de Pagamento
Esse histórico é usado para comprovar que a pessoa recebe benefício do INSS e mostra sua renda mensal. Vale para fins legais como abertura de conta em bancos, abertura de crediário, empréstimo consignado, gratuidade para idosos no transporte interestadual, programas educacionais, entre outras finalidades. Detalha valores, o banco e data de pagamento do benefício.
8. Extrato de Empréstimo
Por meio desse extrato é possível ao segurado conferir todo histórico de créditos consignados realizado com desconto no seu benefício previdenciário, além de outras informações como a margem da consignação atual, valores de parcela e prazo.
>Peritos querem suspender a reabertura de agências do INSS: veja como fica
9. Consultar Revisão de Benefício – Artigo 29
Saber se o benefício está listado para revisão quanto à fórmula de cálculo. Só para os enquadrados no artigo 29, II da Lei 9876/76.
10. Atualização de Dados Cadastrais
É possível atualizar dados de contato (endereço, telefone e e-mail) tanto de quem ainda não tem benefício quanto de quem já é beneficiário do INSS. É possível até incluir um endereço secundário, que pode ser inclusive um endereço de segurado em país estrangeiro.
>Aposentados e pensionistas do INSS têm direito a Cartão de Crédito mesmo com nome sujo
Confira em quais bancos é possível conseguir a senha provisória do Meu INSS e qual caminho a seguir no Internet Banking (site) deles:
Banco do Brasil: bb.com.br > Serviços > Previdência social > Senha meu INSS > NAI
Banese: banese.com.br > Internet Banking Banese > Serviços > Gerar Senha Meu INSS – NAI
Banrisul: banrisul.com.br > Menu Serviços > Criar Código INSS
Bradesco: bradesco.com.br > Outros Serviços > Documentos > INSS – Cadastrar Código Inicial de Acesso ao Portal Meu INSS (NAI)
Itaú: itau.com.br >Previdência > INSS > Cadastrar senha inicial de acesso ao Portal Meu INSS
Caixa Econômica Federal: caixa.gov.br/Páginas > Serviço ao Cidadão > INSS > Gerar Código para Serviço INSS
Santander: santander.com.br > Outros Produtos > Demais Serviços > NAI – Núcleo de Autenticação Interbancária
Sicoob: sicoob.com.br > Outras opções > Previdência Social > Senha Meu INSS > NAI