Omelete de camarão feita sem ovos
Não temos palavras para explicar a delícia gastronómica que são as omeletes de camarão. Aqui temos uma versão fácil de preparar que vai conquistar todo mundo na sua casa.
E o engraçado é que é uma omelete mas não tem ovos nos ingredientes. Como é alcançado? Pois bem, o efeito fica por conta da farinha de grão de bico, que ao ser misturada com água vira uma massa cremosa, com textura parecida com a de um ovo.
As nossas tortilhas são compostas por um camarão frito com alho-francês, cebolinho e salsa, que depois adicionamos ao creme resultante da mistura de leite com água, farinha de grão-de-bico, fermento, farinha, açafrão, sal e pimenta. É muito fácil e o resultado é espetacular!
Para que não fiquem oleosos, sim, é preciso deixá-los em papel absorvente e mergulhá-los bem antes de servi-los. Na hora do aperitivo são uma entrada ideal.
Ingredientes
- 100 gramas de camarão descascado
- 1 cebolinha
- 2 alhos tenros
- 125 mililitros de leite
- 125 mililitros de água
- Cem gramas de farinha de trigo
- 50 gramas de farinha de grão de bico
- ½ colher de chá de fermento em pó
- 8 fios de açafrão
- 1 ramo de salsa
- Azeite de oliva
- Sal
- Pimenta
Como fazer omelete de camarão sem ovo
1. Faça o molho de camarão
Descasque a cebolinha e os brotos de alho e pique-os. Aqueça 2 colheres de óleo e frite por 3 minutos. Adicione os camarões e a salsa lavada e picada. Refogue por mais 1 minuto e reserve.
2. Misture o leite e a farinha
Misture o leite com a água, a farinha, a farinha de grão de bico, o fermento, o açafrão e uma pitada de sal e pimenta até obter um creme. Adicione o camarão frito e misture.
3. Frite as omeletes
Frite as tortilhas dos dois lados em uma frigideira pequena antiaderente com bastante óleo bem quente. Escorra-os em papel absorvente e sirva-os bem quentes.
Se não encontrar farinha de grão de bico na sua loja habitual, substitua-a por 1 ovo batido.
Ideias para suas tortilhas de camarão
- Camarão congelado. As omeletes de camarão são uma delícia, mas nem sempre é possível comprar camarão fresco, devido à disponibilidade e ao seu alto preço. Uma opção mais acessível é o camarão, e ainda mais se o comprar congelado. Se forem muito pequenos pode deixá-los inteiros para o molho, se não, corte-os em pedaços para que fiquem bem impregnados com o sabor do molho.
- Farinha de grão de bico. Este tipo de farinha, muito conhecida pelos celíacos por ser isenta de glúten e poder ser consumida sem qualquer problema, tem diversas utilizações gastronómicas, pelo que não deve faltar na sua despensa. Também é um bom substituto para os ovos, como na nossa receita, para fazer omeletes. A textura é conseguida misturando-a com água ou também com cerveja.
- O açafrão. Se quiser que o açafrão dê mais sabor, coloque os fios em um pacote pequeno com papel alumínio e passe-o sobre o queimador ou isqueiro por alguns segundos. Em seguida, esmague os fios tostados e adicione-os ao molho.