Olimpíada de Matemática tem recorde de escolas e municípios inscritos

Edição deste ano distribuirá mais medalhas e prêmios

A 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), alcançou dois novos recordes neste ano. O número de escolas inscritas foi de 55,3 mil instituições, enquanto o de cidades participantes foi de 5.563, correspondendo a 99,87% dos municípios brasileiros. Como resultado, 18,3 milhões de estudantes de todo o país vão participar da competição, um aumento em relação aos 18,1 milhões do ano anterior.

Considerada a maior competição científica do país, a Obmep é destinada a estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A competição tem como objetivo estimular o interesse pela matemática, identificar jovens talentosos e incentivar o desenvolvimento acadêmico. A premiação é concedida em níveis nacional e regional para escolas públicas e particulares.

Segundo o diretor-geral do Impa, Marcelo Viana, a Obmep é uma das políticas educacionais mais abrangentes e bem-sucedidas do Brasil. “Os dois recordes batidos na edição de 2023 são uma prova notável da vitalidade dessa iniciativa do Impa, que vem prestando importantes serviços à causa da educação no Brasil desde 2005”, disse Viana.

A premiação nacional deste ano oferecerá 650 medalhas de ouro, 1.950 de prata e 5.850 de bronze. As escolas públicas e particulares serão premiadas separadamente, e neste ano, o número de prêmios para instituições privadas foi dobrado.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), que visa incentivar e promover o desenvolvimento acadêmico. Os estudantes de escolas públicas receberão uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participar do programa, cujo valor foi reajustado este ano em 200%.

Além disso, a partir deste ano, os alunos mais bem colocados em cada estado brasileiro receberão premiações regionais, sem acesso ao PIC. Serão oferecidas cerca de 20,5 mil medalhas regionais, calculadas de acordo com o desempenho de cada unidade federativa. A premiação regional será entregue por cada coordenação.

A primeira fase da Obmep 2023, composta por uma prova objetiva com 20 questões, está programada para o dia 30 de maio. Os estudantes classificados nessa etapa farão a prova da segunda fase em 7 de outubro, que será discursiva e terá seis questões. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: nível 1 (6º e 7º anos), nível 2 (8º e 9º anos) e nível 3 (ensino médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa está prevista para 2 de agosto e a dos premiados, em 20 de dezembro.