Dicas InteressantesVida Saudável

O que uma única taça de vinho faz ao seu cérebro

O que uma única taça de vinho faz ao seu cérebro
O que uma única taça de vinho faz ao seu cérebro

O que uma única taça de vinho faz ao seu cérebro

Lembra-se de como o consumo moderado de álcool já foi considerado uma bênção para nossa saúde, nosso coração e nosso cérebro? Bem, graças a um estudo recente, essa ideia mudou.

De acordo com uma nova pesquisa publicada no British Medical Journal, o consumo moderado de álcool – o equivalente a uma taça de 5 onças (148 ml) de vinho por dia e “um pouco mais” nos fins de semana – pode causar algumas mudanças. importante para o cérebro. Essas mudanças incluem três vezes o risco de atrofia do hipocampo do lado direito (um tipo de dano cerebral que pode afetar a navegação espacial e potencialmente levar ao Alzheimer e à demência) em pessoas que não bebem.

>>WhatsApp: como enviar uma mensagem transparente sem usar aplicativos externos?

O estudo, que verificou 550 participantes por mais de 30 anos desde 1985, também descobriu que os bebedores pesados ​​(aqueles que consomem dois copos de vinho ou cerveja por noite) tiveram o maior declínio mental. Essa deterioração ficou evidente em sua “fluência lexical” (a capacidade de nomear muitas palavras que começam com a mesma letra em um curto período de tempo), bem como na integridade da matéria branca pobre, que nos ajuda a processar pensamentos rapidamente.

>>Spray caseiro para dar brilho aos cabelos, 100% caseiro!

“Nós sabíamos que consumir muito álcool por longos períodos era ruim para a saúde mental, mas não sabíamos disso nesses níveis”, disse Anya Topiwala, professora clínica de psiquiatria de idosos na Universidade de Oxford e co-autor da investigação, informa o jornal The Guardian .

>>Duas formas para conservar o alho por até 6 meses!

Mas o que mais surpreendeu os pesquisadores foi como os bebedores moderados foram afetados.

Entre aqueles que não bebem nada, 35% tiveram redução na porção hipocampal direita do cérebro em comparação com 77% dos bebedores pesados, que tiveram redução semelhante. Para bebedores moderados, o número foi de 65%.

>>Grande asteróide já tem data para colidir com a Terra; entenda!

Este não é o primeiro estudo em que o hábito de “uma taça de vinho por dia” vem sendo examinado. Um estudo publicado anteriormente concluiu que uma taça de vinho por dia também pode aumentar o risco de câncer de mama nas mulheres.

Em última análise, esses estudos podem servir como um alerta para avaliar nossos hábitos de consumo de álcool, incluindo se você está superestimando o que realmente significa “beber moderado”.

>>Biscoitos de leite condensado, apenas 3 ingredientes! (sem glúten)

Mas mesmo que mais pesquisas continuem a validar que o consumo moderado de álcool causa declínio cognitivo, nem toda esperança está perdida. Na verdade, um estudo mostra que a recuperação da função cerebral (junto com o ressurgimento de novas células cerebrais) é possível com um ano de abstinência do álcool. E alguns outros benefícios adicionais de parar o hábito de álcool, que incluem redução do risco de alguns tipos de câncer, pancreatite, problemas digestivos, derrame, depressão e ansiedade.

Vamos brindar (sem álcool) a isso.

Jerffeson Brandao

Jornalista, Apresentador do PodMais Podcast, Diretor Executivo do portal Informe Brasil. Eu sou um crente fiel de que não há nada mais poderoso do que palavras. Tudo gira em torno deles e como elas são usadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo