Limite pré-aprovado no cartão de crédito: o que significa? Antes de responder a pergunta do título, é preciso entender como funciona um cartão de crédito.
Na prática, ele é um empréstimo a curto prazo. A instituição te empresta um dinheiro e você pode usar esse valor ao longo de um ciclo (geralmente de um mês).
Ao final do período, é necessário pagar a emissora do cartão pelo que foi gasto, e esse pagamento é feio por meio de uma fatura. O limite do cartão é, portanto, o valor disponível para empréstimo que cada pessoa recebe.
Esse limite é o tal do limite pré-aprovado. Entenda melhor abaixo.
O limite pré-aprovado é aquele limite do cartão de crédito liberado para você pela própria instituição financeira.
Todo mês você tem um valor disponível para fazer compras no crédito e essas compras ficam concentradas na sua fatura, que deve ser paga até o dia de vencimento escolhido por você.
Assim que você paga a fatura, esse limite é liberado novamente para uso.
Vale dizer que você pode utilizá-lo como quiser: cobrir gastos, parcelar compras, te socorrer em alguma emergência ou até ajudar a realizar algum sonho.
Na maioria dos casos, o limite que cada pessoa recebe corresponde à sua capacidade de pagar por esse “empréstimo” todos os meses. Mas nem sempre isso acontece. Uma dívida no passado, ou a falta de informações sobre um cliente, por exemplo, podem prejudicar os valores recebidos.
Existem certos fatores que diminuem o grau de confiança da instituição, e isso acaba dificultando a liberação de limites mais altos. Veja alguns exemplos abaixo:
Por Nubank