O que significa o limite pré-aprovado no cartão de crédito?

Entenda o que é e como essa quantia pode ser usada.

Limite pré-aprovado no cartão de crédito: o que significa? Antes de responder a pergunta do título, é preciso entender como funciona um cartão de crédito.

Na prática, ele é um empréstimo a curto prazo. A instituição te empresta um dinheiro e você pode usar esse valor ao longo de um ciclo (geralmente de um mês).

Ao final do período, é necessário pagar a emissora do cartão pelo que foi gasto, e esse pagamento é feio por meio de uma fatura. O limite do cartão é, portanto, o valor disponível para empréstimo que cada pessoa recebe.

Esse limite é o tal do limite pré-aprovado. Entenda melhor abaixo.

O que significa o limite pré-aprovado no cartão de crédito?

O limite pré-aprovado é aquele limite do cartão de crédito liberado para você pela própria instituição financeira.

Todo mês você tem um valor disponível para fazer compras no crédito e essas compras ficam concentradas na sua fatura, que deve ser paga até o dia de vencimento escolhido por você.

Assim que você paga a fatura, esse limite é liberado novamente para uso.

Vale dizer que você pode utilizá-lo como quiser: cobrir gastos, parcelar compras, te socorrer em alguma emergência ou até ajudar a realizar algum sonho.

Como o limite de um cartão de crédito é definido?

Na maioria dos casos, o limite que cada pessoa recebe corresponde à sua capacidade de pagar por esse “empréstimo” todos os meses. Mas nem sempre isso acontece. Uma dívida no passado, ou a falta de informações sobre um cliente, por exemplo, podem prejudicar os valores recebidos.

Como assim?

Existem certos fatores que diminuem o grau de confiança da instituição, e isso acaba dificultando a liberação de limites mais altos. Veja alguns exemplos abaixo:

  • Nome negativado: Ter o nome negativado (ou “nome sujo”, como também é chamado) significa que o cliente foi apontado em uma ou mais listas de proteção ao crédito – como as do Serasa, Boa Vista e outros birôs de crédito brasileiros. Isso acontece, por exemplo, se houver atraso no pagamento de contas – aluguel, água, luz e etc – ou inadimplência de uma dívida;
  • Comprovação de renda: Este não é o principal fator considerado pelas instituições financeiras e bancos na hora de aumentar o limite. No entanto, é importante ter em mente que, para ter um limite maior é preciso demonstrar que você vai conseguir pagar as faturas;
  • Histórico de dívidas: Quem já teve o nome sujo irá encontrar mais dificuldade para conseguir um aumento de limite, mesmo que a dívida já tenha sido quitada. Isso acontece porque o sistema dos bancos e instituições financeiras pode levar em conta o histórico da pessoa e essa confiança precisa ser reconstruída.;
  • Score baixo: O Score é um indicador do seu perfil financeiro definido pelo Serasa, e pode ser consultado por empresas e bancos. Ele é uma pontuação entre 0 e 1000 que indica a probabilidade de alguém atrasar ou não o pagamento de uma conta. Quanto mais próxima a pontuação estiver de mil, melhor é o perfil financeiro da pessoa.

Por Nubank