O que fazer quando o seu notebook ou PC ficar muito lento?

Se o notebook fica lento com muita frequência, então você deve saber as causas e o que fazer

Se seu notebook fica lento com muita frequência, então você deve saber as causas e o que fazer para resolver o problema você mesmo. Com o passar dos anos, é comum que os notebooks sofram com lentidão em seu funcionamento e, por isso, tenham um desempenho menos suave.

No entanto, esse problema em nosso notebook pode ser devido a vários motivos. Nesse sentido, é necessário conhecer as possíveis causas e como podemos resolver essa situação. Se usamos nosso dispositivo portátil há vários anos, é normal que ele perca alguma fluidez.

No entanto, se a lentidão do computador é tão irritante que não nos permite acessar várias guias ou abrir qualquer programa, devemos descobrir o que está errado.

Seu notebook tem uma atualização pendente

Por várias razões, os usuários geralmente adiam a atualização do sistema operacional do notebook, acumulando um após o outro. Nesse sentido, devemos entender que não realizar essa ação pode ser uma das causas que fazem com que nosso notebook não funcione corretamente.

Dessa forma, deve-se lembrar que todas as atualizações do sistema operacional de um notebook servem para solucionar erros que possam ocorrer nele; para isso, siga estes passos:

  1. Acesse as configurações pressionando as teclas Windows + I.
  2. Clique em Windows Update.
  3. Verifique se há atualizações esperando para serem instaladas. Além disso, é conveniente clicar em Verificar atualizações para saber se há mais.
  4. Instale todas as atualizações pendentes.

Sem memória RAM disponível

A memória RAM é essencial para o funcionamento de todo o notebook. Quanto mais RAM você tiver, mais capacidade terá para executar programas com uso intensivo de memória, como Adobe Photoshop e Illustrator.

Sinais de que seu notebook está com pouca memória incluem processamento incrivelmente lento quando mais de um programa está aberto. Mesmo que você não seja multitarefa ativamente, vários programas podem estar sendo executados em segundo plano, diminuindo o desempenho.

Uma solução rápida para este problema é acessar o gerenciador de tarefas, pressionando as teclas CTRL + ALT + DEL. Então você pode ver quais programas estão consumindo muita RAM e decidir quais usar.

O notebook tem vírus

Abrir e fechar programas automaticamente, uma tela azul ou o uso intenso de arquivos suspeitos em seu disco rígido são sinais de que seu notebook tem um vírus, o que pode deixá-lo lento e afetar seu desempenho. Para corrigi-lo, execute verificações de vírus e malware para localizar e remover quaisquer itens suspeitos.

O disco rígido do seu notebook está cheio

Pode acontecer que já tenhamos nosso notebook por vários anos e o disco rígido esteja saturado de informações. Quando o componente mencionado acima está cerca de 90% cheio, seu notebook pode funcionar até 50% mais lento do que está operando em sua velocidade original.

Essa é a hora de liberar espaço no disco rígido. Nesse sentido, você deve excluir os arquivos que não precisa ou transferi-los para uma unidade de armazenamento exte