O que é a NOVA DROGA efeito ZUMBI e o que os pais devem fazer?

Prepare-se para descobrir mais sobre essa nova ameaça que está deixando muitos pais de cabelo em pé!

Você já ouviu falar da nova droga chamada Efeito Zumbi que é 100 vezes mais potente que a maconha? Ela está causando preocupação entre pais e especialistas em saúde de todo o Brasil. Afinal, o que é essa droga misteriosa e por que está se tornando tão popular entre os jovens? Nesta matéria, vamos explorar tudo o que sabemos sobre o Efeito Zumbi e o que os pais podem fazer para proteger seus filhos. Prepare-se para descobrir mais sobre essa nova ameaça que está deixando muitos pais de cabelo em pé! (vídeo no final da matéria).

O que é a NOVA DROGA efeito ZUMBI e o que os pais devem fazer?
Jovem sob o efeito da droga

O que é a nova droga sintética Efeito Zumbi?

A nova droga sintética, conhecida como Efeito Zumbi, tem deixado pais preocupados e desesperados por todo o Brasil. A substância, também chamada de K9, K2, K4, spice ou space, tem causado internações e até mortes em decorrência de seu uso.

A Efeito Zumbi é uma droga sintética que imita os efeitos da maconha, mas é muito mais potente. Ela se conecta com os mesmos receptores cerebrais que a erva natural e é consumida na forma de cigarro. A droga tem se espalhado rapidamente por bairros, baladas, bailes, festas e presídios do Brasil, causando caos, vandalismo e violência. Veja vídeo no final!

Como é produzida a “droga zumbi”?

A Efeito Zumbi é uma mistura de componentes químicos industriais, incluindo moléculas sintéticas de tetrahidrocannabinol (THC), o composto alucinógeno presente na Cannabis. Para produzi-la, os componentes são misturados com um solvente, transformando-se em líquido. Esse líquido é então borrifado em superfícies como ervas secas, papéis coloridos ou folhas sulfite. Especialistas afirmam que a droga é cem vezes mais potente que a maconha.

Quais são os efeitos colaterais da droga Efeito Zumbi?

A droga pode causar uma série de efeitos colaterais, como agitação, ansiedade, convulsões, paranoias, vômitos, batimentos cardíacos acelerados, depressão, incapacidade de comunicação e vício. Usuários também podem apresentar quadros de irritabilidade e comportamento violento. O “efeito zumbi” ocorre devido à confusão mental, percepções alteradas e alucinações causadas pelo uso da droga.

Internações devido ao uso da Efeito Zumbi

Casos de internação por uso da droga têm sido cada vez mais frequentes. Em Sorocaba, duas mulheres foram internadas no Grupo de Apoio e Combate às Drogas e Álcool Santo Antônio (Grasa) para tratamento da dependência química. Ambas relataram que a droga é altamente viciante e afeta profundamente a mente dos usuários. Veja o vídeo abaixo:

Preocupação dos pais com a Efeito Zumbi

Pais em todo o Brasil estão extremamente preocupados com a disseminação dessa droga devastadora. A dependência química é agravada pelo baixo preço, sendo possível encontrar o entorpecente por apenas R$ 5. O uso contínuo da droga pode levar a sintomas como ansiedade extrema, psicose, pensamentos suicidas e comportamento violento.

Aqui estão algumas ações que podem ser adotadas pelos pais para lidar com essa situação preocupante.

  1. Informar-se sobre a droga

É importante que os pais busquem informações sobre a droga Efeito Zubim, seus efeitos, riscos e sinais de uso. Quanto mais informados, melhor preparados estarão para ajudar seus filhos a evitar ou lidar com a situação.

  1. Conversar abertamente com os filhos

Promova um diálogo aberto e honesto com seus filhos sobre a droga Efeito Zubim. Explique os riscos e consequências do uso e incentive-os a fazer perguntas e compartilhar preocupações. Estabeleça uma relação de confiança, na qual os filhos se sintam confortáveis para discutir o assunto.

  1. Estabelecer limites e acompanhar as atividades dos filhos

Defina limites claros e consistentes em relação ao uso de drogas e monitore as atividades dos filhos. Fique atento a mudanças de comportamento, amizades, desempenho escolar e sinais de uso de drogas. Ao perceber algo suspeito, aborde o assunto com sensibilidade e firmeza.