Muitas pessoas tem colocado alguns restrições sobre alguns alimentos, como evitar arroz e batatas. Até que ponto é verdade que, se você comer os dois carboidratos juntos, pode ganhar mais peso?
Todos nós sabemos que os alimentos possuem uma certa quantidade de carboidratos. Por exemplo, em 100 gramas de batata cozida há 20 gramas de carboidratos e 100 gramas de arroz cozido contém 30 gramas de carboidratos. Se uma pessoa precisa de 60 gramas de carboidratos, pode comer 150g de batata mais 100g de arroz ou 200g de arroz e obterá a mesma quantidade de carboidratos, ou seja, 60.
Por sua vez, a nutricionista internacional, Rosa Inés Vásquez, disse ao site El Comercio que não é a mistura desses dois alimentos que engorda, mas a quantidade. “Ambos os alimentos podem dominar a porção do prato em 80%, basicamente por isso não é recomendado consumi-los juntos”, enfatiza.
A especialista recomenda que, para evitar combinar carboidratos como batata com arroz, deve colocar vegetais crus ou cozidos ou salteados no prato.
É preferível escolher legumes em grãos integrais, como feijão e lentilha. Outro ponto que não devemos esquecer é que não nos faltam vegetais ou saladas saudáveis, para que o prato seja o mais equilibrado possível.
Arroz e batata são alimentos com uma quantidade insignificante de gordura, quase nada, então não são tão ruins que você não possa consumi-los continuamente. Por outro lado, as batatas contêm vitaminas como C, B6, B3 e B9.