O QUE acontece se eu der iogurte ao meu bebê? Essa é a razão pela qual você não deveria

Você já se perguntou se o iogurte é bom para o seu bebê?

Você já imaginou o que aconteceria se você desse iogurte a um bebê, porque esse alimento é um tanto interessante. Às vezes, se não forem tomados os cuidados necessários com este tipo de leite, pode ser mais prejudicial dar às crianças do que se pensa e talvez não seja uma boa ideia. O iogurte é um alimento nutritivo, versátil e muito fácil de oferecer às crianças, mas é aconselhável saber a que idade e em que condições pode ser dado a elas.

O que é iogurte?

O iogurte acaba por ser um alimento consumido pelos humanos há centenas de anos. É um alimento derivado do leite obtido por fermentação bacteriana. As bactérias transformam a lactose, ou seja, o açúcar encontrado no leite, transformando-o em ácido lático. Graças a este processo, as proteínas do leite coalham e, finalmente, obtém-se o sabor e a textura muito característicos do iogurte. As contribuições mais importantes deste alimento são: proteínas de alto valor biológico, cálcio e fósforo.

Com que idade é aconselhável dar iogurte a um bebê?

Especialistas em nutrição infantil apontam que o principal alimento durante os primeiros 6 meses de vida deve ser o leite materno ou substituto do leite (em caso de ausência). O leite materno deve ser oferecido ao bebê para alimentação preferencialmente. Além disso, de acordo com dados da Sociedade Latino-Americana de Gastroenterologia Pediátrica, Hepatologia e Nutrição: COCO 2023 indicam que o leite materno é uma melhor opção de alimentação devido aos seus benefícios a curto e longo prazo.

Por outro lado, se o iogurte for administrado a um bebê antes dos primeiros 6 meses de vida ou devido à interrupção prematura ou baixa ingestão de leite materno, pode contribuir para uma ingestão insuficiente de nutrientes e energia. Isso leva a um alto risco de desnutrição. Deve-se notar que, se um pai optar por fazer com que seu bebê coma uma dieta vegana, ele deve fazê-lo regularmente e sob supervisão médica dietética. As mães devem receber e seguir conselhos nutricionais de especialistas em saúde.

Quais são os benefícios do leite materno em relação ao iogurte?

O leite materno é rico em imunoglobulinas que protegem os bebês contra pneumonia, diarreia, infecções de ouvido e asma, entre outras doenças. Amamentar imediatamente após o nascimento é crucial porque o sistema imunológico do recém-nascido ainda não está totalmente maduro.

É por isso que o iogurte não deve entrar na dieta do bebê até que se passem alguns meses e a amamentação seja recomendada até os 6 meses de vida.

Agora que você já sabe o que acontece se eu der iogurte ao meu bebê, antes de inserir este e qualquer outro alimento na dieta do seu  filho consulte o médico pediatra.