O que acontece com seus pés quando você anda descalço em casa?

Veja o que acontece com os pés ao andar descalço e aprenda como evitar odor

Você sabe o que acontece com seus pés quando você anda descalço em casa? Vamos te contar a seguir tudo obre e isso e te dar algumas dicas para evitar o odor nos pés.

Andar descalço é um daqueles pequenos prazeres que tanto gostamos. É um hábito que a minha mãe nos incutiu para evitar que sujássemos o tapete quando crianças e que ela pôs de parte. Mas depois que meus preciosos chinelos foram destruídos pelo meu cachorro, tive que voltar ao velho hábito e agora não quero desistir dele, mesmo tendo novos “chinelos”.

Mas quanto bem ou mal andar descalço pode me fazer? Existem diferentes posições sobre o assunto, porque embora o nosso pé seja feito para andar descalço, não reage da mesma forma a todas as superfícies e não é que o tenhamos feito nos últimos anos, no entanto, tem algumas coisas boas para nós.

O que acontece com seus pés quando você anda descalço em casa?

Benefícios de andar descalço

Segundo especialistas em podologia no blog da clínica espanhola de podologia Podoactiva, Podología y Biomecánica, andar descalço pela casa:

  •  Estimula os músculos do pé e trabalha os anulados ou atrofiados pelo uso contínuo do calçado.
  • Permite que nossos pés “respirem” um pouco, mantendo-os longe da umidade do calçado.
  • Ajuda-nos a libertar o stress, graças às terminações nervosas que existem nos nossos pés… e se o puder fazer com relva ou terra, melhor ainda.
  •  Melhora a circulação sanguínea.
  • Se você decidisse não voltar a usar sapatos, os calos que se formariam nas solas dos pés os protegeriam sem comprometer a sensibilidade dos nervos daquela região ou da caminhada, segundo estudo publicado na revista Nature.

Andar descalço faz mal?

Não, desde que você tome suas precauções. Assim como mencionamos os benefícios de andar pela casa sem sapatos, os especialistas também apontam que o ideal é fazê-lo com moderação e nunca em locais públicos como academia, piscinas ou banheiros, para evitar o contágio de fungos, papilomas ou outras infecções.

Além disso, é importante ter uma boa rotina de limpeza, pois por mais que você esfregue, os germes sempre darão um jeito de entrar; inclui hidratação para os pés. E não abuse, como o piso de nossas casas é artificial, pode não ser um ambiente ideal para passar o dia descalço.

Finalmente, se você sofre de diabetes ou neuropatias, evite-o ou faça-o em um tapete de ioga ou similar por um tempo, porque ao andar pela casa sem sapatos corre o risco de não sentir se espetar algo por falta de sensibilidade , o que pode causar uma ferida e levar a uma infecção ou úlcera.

Agora você sabe, dê a si mesmo a oportunidade de andar descalço em casa por um tempo todos os dias para permitir que seus pés sintam e se livrem dos sapatos. Seus músculos e até seus dedinhos vão agradecer por não ter que segurar o chinelo para andar.

Dicas para evitar mau cheiro nos pés

Se você sofre com odor nos pés, contamos quais são as dicas mais eficazes para evitar o mau cheiro dos pés, mesmo sem usar meias.

Lave bem os pés

Embora geralmente seja lógico, é o ponto mais importante para evitar o mau cheiro. Passe sabonete na esponja de banho e passe em todo o pé (dorso do pé, entre os dedos, calcanhares).

Seque os pés

Segundo o Instituto Mexicano de Previdência Social, IMSS, uma das principais causas que provocam a formação de fungos e bactérias nos pés, é a umidade. Por isso, é muito importante que após o banho você seque bem os pés, principalmente entre os dedos.

Use talco ou desodorante para os pés

Quando os pés estiverem secos, use talco ou desodorante para os pés, de preferência observe que entre seus ingredientes aparece o ácido benzóico, que é um ingrediente ativo que ajudará a prevenir a formação de fungos.

Aplicar uma noite antes, no calçado que vai usar, um pouco de desodorizante para os pés em spray, é muito importante que seja antitranspirante, desta forma de manhã ao calçá-los, o calçado estará completamente seco e com um aroma agradável.

Atente-se ao material dos calçados

Se você já notou que ao tirar calçados específicos sente um cheiro ruim nos pés, atente-se ao material dos calçados, pois a maioria dos calçados sintéticos podem causar mais suor nos pés e com isso, um mau cheiro. Escolha sapatos de couro por dentro ou então compre palmilhas de couro para todos os seus sapatos.

Use meia em algumas ocasiões

Se for passar a maior parte do dia caminhando, coloque uma meia-calça dentro do calçado (mini absorventes femininos), isso além de dar maior conforto nas pisadas, evitará a transpiração nos pés.

Evite usar o mesmo sapato

Nunca use os mesmos sapatos dois dias seguidos, assim você permitirá que eles não armazenem umidade.

Guarde os sapatos em saco fechado

Coloque seus sapatos em um saco hermético e coloque-os no freezer por um dia. As baixas temperaturas matam as bactérias. No dia seguinte, retire-os e deixe-os ao ar livre.

Use cascas de frutas cítricas

Por fim, coloque cascas de frutas cítricas secas em seus sapatos ou saquinhos de chá, isso ajudará a absorver o odor e deixar um perfume agradável.

Agora que você já sabe o que acontece com seus pés quando você anda descalço em casa e dicas para evitar o odor aproveite as recomendações e você terá um look perfeito com os sapatos sem meias e evitará o mau cheiro. Se depois de seguir estas dicas você perceber que o mau cheiro persiste, consulte seu médico ou podólogo, que o ajudará a determinar a causa específica.