O que acontece com o dinheiro do aposentado do INSS que estiver com nome sujo?

Está no SPC e Serasa nada mais é do que está com nome sujo na praça

O que acontece com o dinheiro do aposentado do INSS que estiver com nome sujo?

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) não estão isentos de terem seus nomes colocados no SPC e Serasa e tem dúvidas se isso lhe causará algum problema com sua aposentadoria ou pensão, nós dizemos-lhe o que acontece nesses casos.

Antes de saber o que acontece com o aposentado do INSS que estiver com nome sujo, é preciso explicar que está no SPC e Serasa nada mais é do que está com nome sujo na praça.

SPC e Serasa é um registro do qual se informa que as pessoas cadastradas não cumpriram prontamente suas obrigações de pagamentos. Portanto, aparecer em um desses arquivos pode ser um problemão.

Alguns aposentados pensam que essas listas incluem apenas aqueles que devem quantias significativas, como termos de hipotecas ou pagamentos de empréstimos, mas esse não é o caso. Na realidade, qualquer falta de pagamento de contas, por exemplo, de luz, telefone, água, etc., por menor que seja o valor, mesmo que tenham sido devolvidas por serem consideradas incorretas ou imprecisas, pode fazer com que o devedor termine no SPC e Serasa.

As empresas ou entidades mais comuns que inserem dados nas listas de inadimplentes são empresas de telefonia, companhias elétricas, lojas, bancos, multas, prefeituras, Previdência, Fazenda, etc.

Então, o que acontece com o dinheiro do aposentado do INSS que estiver com nome sujo?

É normal que um aposentado ou pensionistas se pergunte: o que acontece com minha aposentadoria se eu estiver com nome sujo? Meu dinheiro pode ser pago pela metade? Meu benefício pode ser cortado?

A resposta é: obviamente, seu benefício não pode ser cortado nem descontado, mas estar com nome sujo no SPC e Serasa tem uma série de consequências negativas que, obviamente, não são desejáveis por você.

Por exemplo, pode acontecer que um aposentado ou pensionista, por constar em uma dessas listas por falta de pagamento de uma simples parcela do cartão do crédito, o banco negue o pedido de empréstimo; ou uma empresa de telefonia, te negue uma nova linha telefônica; até mesmo uma loja não te conceda o crédito que precisa; e assim centenas de casos como esses poderiam ser citados.

A boa notícia é que alguns bancos emprestam dinheiro para aposentados e pensionistas do INSS mesmo com o nome sujo. Mas é somente isso, pois está com seu nome sujo deixa você sem crédito em todos os cantos do país.

Portanto, aparecer em uma lista de inadimplentes acarreta muitos inconvenientes. Seguindo os exemplos acima, uma pessoa listada no SPC/Serasa pode ter negado um cartão de crédito, empréstimo, serviço telefônico ou um contrato lucrativo. Esta é a razão pela qual a inclusão nesses registros é frequentemente usada como uma ameaça para forçar o pagamento de dívidas.

Vale lembrar que uma divida prescreve em um prazo de 5 anos. A lei estipula um prazo máximo de 5 anos para seu nome constar no SPC e Serasa. Após esse tempo, seu nome fica limpo na praça. O prazo de 5 anos começa a contar a partir do primeiro dia do não pagamento da dívida.