O mito do arroz branco CAIU: cientistas explicam porque NÃO é tão saudável

A ciência explica por que o arroz branco não é tão saudável.

O mito do arroz branco caiu: os cientistas explicam por que não é tão saudável | O arroz branco é um dos alimentos mais populares e versáteis que existem, mas também um dos mais prejudiciais ao pâncreas. Um estudo recente revelou a verdade sobre este alimento. Mas o que há no arroz branco que o torna tão prejudicial? Que alternativas mais saudáveis podemos escolher? Nós lhe contaremos então.

A ciência explica por que o arroz branco não é tão saudável. O arroz é um dos alimentos mais consumidos e produzidos no mundo, e também um clássico da culinária brasileira. No entanto, nem todos os tipos de arroz são igualmente benéficos para a saúde.

O mito do arroz branco caiu
O mito do arroz branco caiu: cientistas explicam porque não é tão saudável | Foto: Freepik

Veja esses 6 pontos importantes sobre o arroz branco

1º ponto: Especificamente, o arroz branco, que é o mais comum e obtido através do processamento do grão e da eliminação do farelo e do gérmen, tem efeitos negativos no pâncreas, órgão responsável pela produção de insulina, hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

2º ponto: O estudo, publicado no British Medical Journal, analisou dados de 19 publicações anteriores sobre a relação entre o tipo de arroz e diabetes tipo 2. Os pesquisadores descobriram que o consumo de arroz branco aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2 em 11%.

3º ponto:  O arroz branco é processado para remover o farelo e o gérmen, que são ricos em fibras e nutrientes. O farelo é uma camada externa que protege o grão, e o gérmen é a parte que contém as vitaminas e minerais.

4º ponto:  Ao remover o farelo e o gérmen, o arroz branco fica com um índice glicêmico mais alto. O índice glicêmico é uma medida de quão rápido um alimento eleva os níveis de açúcar no sangue. Os alimentos com alto índice glicêmico são digeridos rapidamente e podem levar a picos de açúcar no sangue.

5º ponto:  Os picos de açúcar no sangue podem sobrecarregar o pâncreas, o órgão responsável pela produção de insulina. A insulina é um hormônio que ajuda o corpo a usar o açúcar como energia.

6º ponto: A longo prazo, o excesso de picos de açúcar no sangue pode levar à resistência à insulina, uma condição em que as células do corpo não respondem à insulina da maneira correta. Isso pode levar ao diabetes tipo 2.

Que arroz escolher?

O estudo sugere que o arroz integral é uma alternativa mais saudável ao arroz branco. O arroz integral é menos processado e mantém o farelo e o gérmen, que são ricos em fibras e nutrientes. De acordo com o estudo do BMJ, substituir 50% do consumo de arroz branco por arroz integral poderia reduzir o risco de diabetes em 16%.

Conclusão

Por isso, os especialistas recomendam moderar o consumo de arroz branco e optar por outras variedades mais saudáveis, como o integral, o basmati ou o selvagem. Também é aconselhável combiná-lo com alimentos ricos em proteínas, gorduras saudáveis ou vegetais, para equilibrar o seu efeito sobre a glicose. Assim, podemos saborear o arroz sem colocar em risco o pâncreas ou a saúde.