Golpes telefônicos estão na ordem do dia. A Polícia recomenda prudência e bom senso nesses casos, desligando a chamada, nunca fornecendo informações pessoais ou financeiras a estranhos e denunciando às autoridades.

Esta semana tornou-se conhecido um novo possível esquema fraudulento, desta vez centrado em toda a tentativa de enganar os aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).

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Fique atento ao novo golpe por telefone que promete oferecer dinheiro, mas na verdade é uma tentativa de obter o número da conta.

O modus operandi dos golpistas é simples. Em geral, os criminosos ligam para o segurado e se passa por um funcionário do INSS. Sob a falsa alegação de que o segurado teria direito a receber valores atrasados de benefícios pagos pela Previdência Social.

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Durante o golpe, além de buscar as as informações pessoais da vítima como numero do cartão e senha, eles ainda solicitam um depósito de determinada quantia em uma conta bancária, afirmando que essa “taxa” seria necessária para a liberação de um suposto pagamento que, na verdade, não existe.

Não caia no golpe

O INSS informa que não solicita dados pessoais dos seus segurados por e-mail ou telefone e tampouco faz qualquer tipo de cobrança para prestar atendimento ou para realizar seus serviços.

A recomendação aos aposentados e pensionistas é de que não recorram a intermediários para entrar em contato com a Previdência Social e, em hipótese alguma, depositem qualquer quantia para ter direito a algum benefício.

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Então, é preciso ficar atento para não cair em golpes que usam o nome do INSS. Caso receba uma ligação solicitando dados pessoais e informação do benefício, o segurado deve encerrar imediatamente a ligação e entrar em contato com a Central do INSS pelo telefone 135.

Lembre-se, a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento do INSS.