O erro que todos cometemos com a panela e gasta muito gás

Com o aumento do preço do gás, é melhor evitar o desperdício mesmo

As panelas são um dos itens essenciais do dia a dia. Para usá-las bem, devemos esquecer um gesto que todos fazemos, mas que custa caro para o gás de cozinha. Para evitar desperdício de gás e aumentar a conta, veja como usar suas panelas corretamente.

Com o aumento do preço do gás, é melhor evitar o desperdício mesmo. Pelo contrário, para poupar dinheiro, adotamos novos gestos e, sobretudo, abandonamos os maus hábitos. Entre eles, encontramos em particular um gesto que todos fazemos quando cozinhamos e quando usamos panelas.

Como em muitos aspectos da vida, os detalhes fazem a diferença. Mas conhecendo os erros que os outros cometem, você pode evitá-los e melhorar.

O erro que todos cometemos com a panela e gasta muito gás
O erro que todos cometemos com a panela e gasta muito gás

5 gestos para economizar dinheiro com suas panelas

1- Use tampas nas panelas: Seja para cozinhar massas, arroz, legumes ou ovos, as panelas são úteis para cozinhar a maioria dos nossos pratos. Infelizmente, os fogões consomem muito gás. Assim, para aquecer nossos ingredientes mais rapidamente e assim diminuir o tempo de uso das panelas, devemos pensar em tampa-las sempre.

Na verdade, isso evita que o calor evapore mais rápido e acaba cozinhando mais rápido. Graças a esta técnica, é possível economizar 25% de gás.

2- Desligue o fogo antes: Outra maneira de economizar dinheiro ao cozinhar no fogão é desligar o fogo um pouco antes de terminar o tempo especificado, principalmente, se for panela de pressão. Você economiza dinheiro, mas seus legumes continuam cozinhando graças ao calor já gerado pelas panelas. Claro, lembre-se também de usar utensílios adaptados aos seus pratos e do tamanho certo. Isso evitará que você perca tempo de operação ou desperdice gás.

3- Não cozinhe carne congelada: Se você tiver alguns bifes recém saídos do freezer, deixe-os descongelar em temperatura ambiente antes de colocá-los para cozinhar. Isso é necessário porque quando você frita ou cozinha carne congelada, é mais provável que ela acabe cozida por fora, mas crua por dentro e ainda gasta mais gás. O mesmo se aplica ao cozimento no forno.

4- Não mexa demais a carne: Virar demais a carne ou o peixe na frigideira fará com que eles acabem secos. Portanto, você precisa ter paciência e não exagerar nos movimentos.

5- Cozinhar ovos por muito tempo: Mesmo um prato tão básico e simples como fazer ovos cozidos tem seus truques que podem melhorar o resultado final. Retire a panela do fogo assim que a água com os ovos ferver, e deixá-los assim com tampa por cerca de 10 minutos. Assim você terá ovos cozidos deliciosos gastando menos gás de cozinha.