O erro que manda seu currículo direto para o lixo

Vamos detalhar o erro principal e que você nunca, em hipótese alguma, deve cometer em seu currículo

O erro que manda seu currículo direto para o lixo | Você envia dezenas de currículos todas as semanas em sua busca de emprego, mas não consegue nenhuma entrevista de emprego? Talvez você suspeite que há erros em seu currículo, e pode até ter lido teorias sobre isso, mas ainda não encontrou o problema.

Felizmente, você tem um novo estudo realizado pelo OfficeNeedle, um site de aconselhamento de empregos. Depois de entrevistar 2.800 supervisores e chefes, o OfficeNeedle descobriu sete erros principais que você pode estar cometendo. A má notícia é que essas falhas impedem que você consiga entrevistas; a boa notícia é que, uma vez detectados, eles são fáceis de corrigir.

Como costuma-se dizer, não há segunda chance na hora de causar uma boa primeira impressão, por isso hoje vamos detalhar o erro principal e que você nunca, em hipótese alguma, deve cometer em seu currículo se não quiser que ele acabe no balde de lixo de algum escritório.

O erro que manda seu currículo direto para o lixo
O erro que manda seu currículo direto para o lixo | Foto: Yaroslav Shuraev/Pexels

A verdade é que os recrutadores têm dezenas, até centenas, de currículos para revisar todos os dias. Então, no esforço de reduzi-los a um número razoável, eles simplesmente jogam fora alguns currículos logo de cara. Confira abaixo:

Você não presta atenção aos detalhes

1- Quando se trata de seu currículo, muitas vezes o diabo está nos detalhes. Os recrutadores ficam irritados com pequenas coisas nas quais você não consegue pensar, como se o parece um livro de tão grande, ou é pequeno demais e não tem informações, se suas margens estão erradas (dificulta a impressão).

2- Embora não exista uma regra sobre qual deve ser a extensão ideal de um currículo, não é necessário escrever cinco páginas para falar sobre suas conquistas acadêmicas ou profissionais. O normal é que sejam até duas páginas, embora uma seja suficiente.

3- 57% dos gestores dizem que não costumam ler currículos com mais de duas páginas. Isso não é surpreendente quando você considera que, em média, leva entre um e 5 minutos para ler um currículo.

4- Se você tem uma experiência de trabalho curta, estabeleça a meta de que o currículo ocupe uma única página. Se você tiver mais trabalhos, duas folhas, mas não mais. Se for difícil para si resumir, destaque a experiência que vai ao encontro das necessidades da oferta a que se pretende candidatar.

5- Outro detalhe importante: você não inclui tudo o que o anúncio de emprego pede para você enviar. Certifique-se de incluir tudo o que for solicitado a vaga pretendida.

Erro que nunca deve cometer

75% dos chefes afirmam rejeitar candidatos se encontrarem erros gramaticais em seus currículos. 

Leia e releia seu currículo para evitar esses erros. Não dependa de nenhum software corretivo porque, por exemplo, o formato do currículo pode impedir uma análise correta. Um bom truque é ler devagar e em voz alta.

Além disso, incluir experiências irrelevantes para o cargo ao qual você está se candidatando pode prejudicar sua candidatura. Não é necessário incluir seu amor por bungee jumping em seu currículo se você optar por uma posição como vendedor.