Nunca jogue fora as cascas de maçã: Coloque no forno e surpreenda-se!

A maçã é considerada um fruto saudável, sendo composta principalmente por água, o que a torna adequada para dietas de emagrecimento e também como aperitivo antes das refeições.

A maçã contribui para a sensação de saciedade e não causa problemas de digestão. No entanto, o que talvez você não saiba é que não deve jogar fora a casca que retira da maçã.

Nunca jogue fora as cascas de maçã
Nunca jogue fora as cascas de maçã: Coloque no forno e surpreenda-se! – Foto: Freepik

Muitas pessoas descascam a maçã antes de comê-la, mas na verdade ela também pode ser consumida com a casca, desde que seja bem lavada. Comer a maçã com casca é especialmente útil para pessoas que sofrem de níveis elevados de açúcar no sangue.

Na verdade, você pode fazer muitas coisas com a casca da maçã, incluindo várias receitas. A casca da maçã é rica em nutrientes, contendo ácido ursólico e vitamina K.

Nunca jogue fora as cascas de maçã: Coloque-as no forno e surpreenda-se!

Como mencionamos, as cascas de maçã podem ser reaproveitadas em outras receitas e, portanto, não devem ser descartadas. A primeira coisa a aprender é como desidratá-las.

Muitas vezes, acredita-se que a forma mais fácil de fazer isso é no forno, o que é parcialmente verdade, mas não totalmente. O forno é uma opção viável, embora suas temperaturas mínimas sejam geralmente muito altas e, portanto, inadequadas para secar cascas de maçã.

Deve-se considerar que os desidratadores funcionam a uma temperatura de 40-50°C, enquanto os fornos geralmente atingem temperaturas de até 70°C. A desvantagem de desidratar as cascas de maçã em temperaturas muito altas é que elas podem queimar e perder todas as suas vitaminas e enzimas.

Se você não tiver um desidratador em casa, ainda pode usar o forno, mas com cuidado para não cozinhar demais e queimar as cascas da maçã. Basta pré-aquecer o forno na temperatura mais baixa possível, idealmente em torno de 55°C, e depois colocar as cascas de maçã em uma assadeira forrada com papel manteiga.

Deixe algum espaço entre elas e asse por 90 minutos com a porta do forno ligeiramente aberta. Após esse tempo, vire as cascas e asse por mais 30 minutos até que estejam completamente secas. Agora você pode deixá-las esfriar e armazená-las em um frasco de vidro esterilizado.

Neste ponto, você terá cascas de maçã desidratadas que podem ser usadas em diversas receitas. Por exemplo, você pode fazer um chá de ervas ou adicioná-las a um smoothie. Também podem ser incluídas em mingaus, saladas ou preparações de sobremesas para adicionar um pouco de fibra