Novos descontos fraudulentos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS. Preste muita atenção!
Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam olhar todos os meses o extrato de seus pagamentos para verificar se teve algum desconto errado ou indevido em seu salário.
>Décimo quarto (14º) de aposentados do INSS pode ser aprovado sem passar pelas comissões
Isso porque muita gente vem sofrendo com esses descontos que não deveriam acontecer. Veja abaixo os 4 principais motivos desses descontos indevidos no salário dos aposentados e pensionistas do INSS.
>Nova autorização do INSS libera Prova de vida dos aposentados com representante não cadastrado
1) Fraudes e golpes
Algumas fraudes comuns podem fazer com que o valor recebido da aposentadoria seja menor. Entre as fraudes estão os empréstimos seu seu consentimento. Todo empréstimo consignado precisa ser autorizado pelo segurado, banco e pelo próprio INSS. No entanto, golpes como falsificação de documentos tem acontecido levando à descontos indevidos em muitos benefício. Portanto, verifique seu extrato mensalmente para ter certeza que não é uma vítima.
>Aposentados e pensionistas do INSS passam ter 7 vantagens ao tomar empréstimos com as novas regras
2. Cartão clonado
Você está em casa e quando vai receber o dinheiro percebe que tem o desconto de uma compra que não fez. O valor é alto e foi pago à vista ou parcelado no cartão. Seu coração acelera: como isso foi acontecer? Na maior parte dos casos, a resposta é a mesma: você teve o cartão clonado. Essa é uma situação desagradável, mas infelizmente comum. Por isso o aposentado deve olhar sempre se tem descontos indevidos na conta.
>Aposentados e Pensionistas do INSS só terão desconto no empréstimo em até 90 dias
2) Descontos feitos por Associações sem autorização do aposentado
Os chamados descontos associativos também são deduzidos do valor que Aposentados e Pensionistas recebem todos os meses. Essa contribuição é facultativa sendo, portanto, opcional. Esse repasse é realizado pelo INSS, no entanto, precisa ter o consentimento só do segurado, como qualquer outro desconto. Do contrário irá se caracterizar como um desconto indevido.
>INSS libera hoje pagamentos do BPC, aposentadorias e pensões do INSS
4) Imposto de renda
Segurados que ganham acima de R$ 1.903,98 ou de R$ 3.807,96 (para quem tiver mais de 65 anos) têm o desconto retido na fonte. Ao fazer a declaração é importante verificar se a verba é tributável ou isenta. É necessário informar o valor recebido e o desconto. Essas informações constarão no Informe de Rendimentos fornecido pelo INSS, todos os anos.
>Cartão de Crédito para aposentados e pensionistas do INSS fica mais atraente a partir desta segunda
Como identificar os descontos indevidos no benefício INSS?
A forma mais fácil de conferir se o valor recebido está correto é conferindo o extrato de pagamento de benefício. Esse documento pode ser acessado pelo site ou aplicativo Meu INSS. Para conferir os valores recebidos anteriormente, o segurado deve pesquisar o mesmo documento, que também é conhecido como Histórico de Créditos. O site permite buscar o extrato INSS por período.
O que fazer ao descobrir os descontos indevidos?
Minha aposentadoria veio no valor errado. O que devo fazer? O primeiro ponto é realmente confirmar se ocorreu algum equívoco ou divergência. Feito isso, o segurado deve fazer uma solicitação junto ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social).
Fonte: reportagem do INFORME BRASIL com informações do Bxblue