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Novo RG obrigatório começa a ser disponibilizado: saiba como fazer o seu

Novo RG obrigatório começa a ser disponibilizado: saiba como fazer o seu

O RG nacional está de cara nova e já começou a ser implantado em todo o país.

A identificação civil dos brasileiros é realizada por meio da emissão de documento conhecido como Carteira de Identidade (RG).

Esse documento tem o fim de comprovar a identidade de uma pessoa física, seja perante aos órgãos públicos ou privados, além de ser necessário para a solicitação de outros documentos. O documento é válido em todo o território brasileiro.

A pessoa que solicitar o novo modelo de carteira de identidade poderá requerer a inclusão de dados como nome social, número do PIS/PASEP, do CPF, da Carteira de Trabalho e Previdência Social, da Carteira Nacional de Habilitação, do Certificado Militar, do Título de Eleitor, do documento de identidade profissional e o Cartão Nacional de Saúde desde que apresente o respectivo documento original.

O documento poderá contar, também, informações sobre tipo sanguíneo, fator RH e condições específicas de saúde que auxiliem no pronto atendimento em caso de emergências. Nestes casos é necessário apresentar Exames Laboratoriais e Atestados Médicos.

O novo documento de identidade nacional terá prazo de validade de acordo com a idade do portador no momento da emissão.

  • A validade será de cinco anos para quem tem até 11 anos de idade;
  • de 10 anos para quem tem de 12 a 59 anos; e
  • a validade indeterminada a partir dos 60 anos.

Como fazer o RG

  1. Primeiro você faz o agendamento se solicitado pelo seu estado
  2. Depois, o cidadão vai ao órgão emissor do seu estado;
  3. No local, apresenta sua Certidão de Nascimento ou Casamento;
  4. Seu dados serão conferido pelo governo
  5. Você recebe um prazo para retirar o novo documento

Em regra geral, para solicitar a emissão da Carteira de Identidade, é preciso acessar a página do sistema de agendamento do seu estado, preencher os dados necessários e agendar seu atendimento. Atente-se ao fato de que o agendamento de emissões em Postos de Identificação do interior ocorre muitas das vezes diretamente por telefone ou e-mail da unidade.

A prioridade, no momento do atendimento, é dada para pessoas com deficiência, idosos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo (Lei 13.460/2017 art 5o ).

Todos os estados do país tem até 6 de março de 2023 para colocar em funcionamento a emissão do novo RG. Alguns já estão se movimentando para fazer a implantação. Para saber se seu estado está emitido o novo RG é preciso buscar informações junto ao órgão responsável pela emissão do documento em sua cidade. Em alguns estados se chama-se SAC. Em são Paulo por exemplo, chama-se Poupa Tempo.

Fique atento aos documento: A documentação em comum para todos os casos são dados Pessoais (é preciso ter em mãos documentos que comprovem seu Nome, Data de Nascimento, Estado Civil, Telefone), número do CPF e RG e E-mail, além do seu registro civil em mãos.

Jerffeson Brandao

Jornalista, Apresentador do PodMais Podcast, Diretor Executivo do portal Informe Brasil. Eu sou um crente fiel de que não há nada mais poderoso do que palavras. Tudo gira em torno deles e como elas são usadas.

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