Os criminosos digitais continuam a aperfeiçoar seus métodos, utilizando técnicas cada vez mais sofisticadas para enganar as pessoas. Na última semana, surgiu um novo golpe no WhatsApp, caracterizado pela astúcia e precisão.
Os usuários têm relatado um aumento significativo desses casos, onde o principal risco é a perda de muita grana. Uma das pessoas afetadas compartilhou sua experiência, revelando em detalhes o modus operandi desses manipuladores cibernéticos.
Novo golpe usa sua conta do WhatsApp para pedir dinheiro aos seus contatos
Tudo começou quando a vítima recebeu uma ligação do suposto “Serviço Técnico WhatsApp”, informando que a conta do WhatsApp da vítima estava sendo utilizada para vender carros roubados.
Ele relatou que, na ligação, os golpistas deram informações detalhadas sobre a pessoa que supostamente estaria usando sua conta para vender os veículos.
Depois de fornecerem informações para ganhar a confiança da vítima, explicaram que tiveram que executar um “procedimento” no sistema para evitar que o impostor continuasse usando seu WhatsApp. E para isso, foi necessário que ela revelasse um código que, segundo diziam, chegaria ao seu celular. No entanto, na realidade, esse código era o código de verificação do WhatsApp, elemento fundamental para fazer login na conta a partir de qualquer outro dispositivo.
Após obterem esse número, os criminosos induziram a mulher a desligar o celular por 15 a 20 minutos, supostamente para completar o processo de “reset”. No entanto, esta etapa serviu apenas para dar tempo aos golpistas para assumir o controle total da conta do WhatsApp. “Ele me disse que assim que eu desligar a ligação, desligaria o telefone para que ele terminasse de reiniciar e eu pudesse fazer login novamente”, explicou.
Assim que a vítima percebeu o engano e ligou seu computador, descobriu que sua conta havia sido roubada e criminosos digitais já estavam usando seu WhatsApp para solicitar dinheiro de seus contatos. “Quando desliguei, percebi que tinham me hackeado, então liguei novamente e no Instagram começaram a me dizer que estavam usando minha conta para pedir dinheiro”, explicou.
Esta experiência não foi única, já que a mulher comentou que pelo menos quatro amigos também foram alvo desse mesmo engano.
Como o usuário afetado recuperou sua conta:
Para recuperar seu WhatsApp, a usuária enfrentou um período de espera obrigatório de 11 horas, tempo definido pelo WhatsApp antes de permitir a solicitação de um novo código de verificação. Após esse intervalo, ela pôde solicitar um novo código e, desta forma, finalmente conseguiu acessar sua conta novamente.