Novo golpe: Criminosos usam dados das redes sociais de conhecidos da vítima

Novo golpe: Criminosos usam dados das redes sociais de conhecidos da vítima
Novo golpe: Criminosos usam dados das redes sociais de conhecidos da vítima – Reprodução

Novo golpe: Criminosos usam dados das redes sociais de conhecidos da vítima. Usuários do aplicativo de mensagens Whatsapp estão sendo alvos de um golpe menos sofisticado, mas que acaba tendo o mesmo efeito que a clonagem do número.

Os criminosos usam dados disponíveis nas redes sociais para se passar por algum conhecido da vítima. Então, usando o argumento da mudança ou roubo de telefone para estarem com outro número.

Feito o contato, o bandido conversa com a vítima se passando por amigo ou parente até pedir uma transferência bancária. Exatamente pela simplicidade, o golpe deixa poucos rastros e acaba impune.

 – FGTS: Novo golpe promete liberar saque se compartilhar a mensagem

Especialista explica

Segundo Emilio Simoni, o diretor do dfndr lab, laboratório especializado em segurança digital da PSafe, o golpe utiliza a engenharia social como estratégia.

Essa modalidade criminosa é uma das mais utilizadas pelos hackers, pois poupa o trabalho de efetivamente hackear as vítimas – as fraudes dependem apenas da relação psicológica estabelecida com elas.

O criminoso faz uso de uma identificação falsa e se aproveita do vínculo de confiança criado para convencer a vítima a fornecer informações pessoais. Assim, desta forma, causam inúmeros prejuízos financeiros.

O golpe com engenharia social pode ser aplicado através de e-mails, mensagens, perfis falsos nas redes sociais ou até mesmo por chamadas telefônicas.

“Diferente de outros tipos de ataques de hackers, esse método não faz uso de sistemas sofisticados ou softwares de última geração. Por este motivo, é difícil estimar um número de vítimas deste tipo de golpe, já que na maioria das vezes os criminosos saem impunes e não deixam rastros.”

“Por isso, é muito importante registrar um boletim de ocorrência quando descobrir que foi vítima de um crime virtual, além de avisar a todos os seus contatos. Desta forma, você reforça a conscientização sobre a ameaça e evita que seus contatos também caiam no golpe” afirma Emilio Simoni.

 – Novo golpe da CNH: Detran faz alerta sobre o perigo

Extra