Novas regras da CNH e as principais mudanças para 2022. Ainda em 2021, entraram em vigor as novas regras do Código Trânsito Brasileiro (CTB). Sendo assim, muitos condutores ainda têm muitas dúvidas no que diz respeito a estas mudanças e suas consequências no seu dia a dia.
Portanto, uma das novas regras que causa mais confusão é sobre a pontuação da CNH. Abaixo você confere um resumo das principais modificações que ajudarão a sanar grande parte das suas dúvidas. Leia e aproveite!
De forma simples, o limite de pontuação da CNH aumentou de 20 para 40 pontos. Entretanto, varia conforme com a quantidade e seriedade das infrações. Entenda:
Também ficou instituído que o porte da CNH é dispensável quando a fiscalização puder consultar o sistema. Contudo, nesse caso, o mais indicado é sempre possuir o documento, seja ele impresso ou digital.
O Curso preventivo de reciclagem pode ser solicitado para todo condutor que exerce atividade remunerada e tenha atingido 30 pontos em seu documento. Pois assim sua pontuação será retirada e a contagem reiniciada.
Como forma de motivar a condução responsável, foi criado o Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC), que concede benefícios tarifários e tributários, como, por exemplo, desconto no IPVA aos motoristas que não cometeram infrações de trânsito nos últimos 12 meses.
No caso do uso de cadeirinhas infantis, a nova regra estabelece que a altura da criança também deve ser considerada e não apenas a idade. Crianças menores de 10 anos que não tenham atingido 1,45m deverão ocupar o banco traseiro e utilizar equipamento de retenção adequado.
Além disso, passou de 7 para 10 anos a idade mínima para que crianças possam ser transportadas em motocicletas. Aos motociclistas que não obedecerem às normas, a Lei estabelece infração gravíssima com multa e suspensão do direito de dirigir.
No caso das bicicletas, houve o aumento da gravidade da infração para quem deixar de reduzir a velocidade do veículo de forma compatível com a segurança do trânsito ao ultrapassar ciclista. O ato passa a ser infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 293,47.
Por fim, parar em ciclovia ou ciclofaixa passou a ser infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.