Nascidos em julho podem aderir ao saque-aniversário do FGTS até sexta (31).
Do Jornal Extra – Termina nesta sexta-feira (31) o prazo para o trabalhador nascido em julho aderir ao saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), se quiser resgatar o dinheiro ainda em 2020. A migração para a modalidade é opcional e deve ser informada à Caixa.
>Saque emergencial do FGTS pode ser mantido após o fim da validade de sua MP
Ao escolher o saque-aniversário, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo das suas contas do FGTS todo ano. Os aniversariantes de junho que optarem pela modalidade a partir do dia 1º de agosto só vão começar a receber as parcelas a partir de 2021.
>Saques do FGTS: Caixa adia depósito de que precisa completar cadastro
Assim, quem aderir ao saque-aniversário perde a possibilidade de sacar o valor integral do fundo se for demitido. Desse modo, o que permanece igual é o acesso à multa rescisória de 40% sobre o valor depositado pelo empregador em caso de desligamento sem justa causa, além da possibilidade de saque para compra da casa própria, aposentadoria ou doença grave.
>FGTS: Caixa começa a oferecer linha de crédito com o saque-aniversário
Portanto, o prazo para aderir ao saque-aniversário e ter acesso a parte do saldo depositado nas contas ainda em 2020 termina sempre no último dia do mês de nascimento do trabalhador. Então, já o prazo para sacar o dinheiro do saque-aniversário segue o calendário a seguir.
>FGTS: Saiba o que fazer para recuperar o direito a saque de R$ 1.045
A modalidade de saque-aniversário do FGTS seguirá o seguinte calendário neste ano:
>Mais de 5 milhões de trabalhadores já podem sacar o FGTS emergencial
Então, a partir de 2021, todos os anos o saque ficará disponível por três meses, a partir do primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador. Por exemplo, quem nasceu em 20 de março poderá sacar de 1º de março até o último dia útil de maio.
Portanto, quem optar pelo saque-aniversário e depois mudar de ideia terá que esperar 24 meses para a mudança fazer efeito. Mas, quem preferir ficar no modelo tradicional de acesso ao FGTS, chamado agora de saque-rescisão — e ter direito a sacar o saldo integral em caso de demissão — não precisa fazer nada.
>FGTS: Entenda como ainda é possível sacar o valor total dos depósitos
Quem quiser optar pelo saque-aniversário deve fazer a adesão pelo aplicativo do FGTS ou pelo site fgts.caixa.gov.br. Lá você clica em “Meu FGTS”, em seguida acessa a aba “Saque-Aniversário”. Então, você deve então ler e concordar com os termos e condições e clicar em “Aderir ao saque aniversário”.
Assim, com base no seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica também permite que você faça uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário em 2020.
>Saque emergencial do FGTS é depositado para nascidos em maio