NÃO LAVE mais o rosto com água quente: esse é motivo

A pele do rosto é uma das mais delicadas do corpo. Por isso, devemos escolher a melhor temperatura para lavá-lo

Não lave mais o rosto com água quente: esse é motivo. Descubra as razões pelas quais deve evitar as temperaturas elevadas e qual é a ideal para eliminar as impurezas dessa área do corpo.

Sabemos que você adora tomar banho com água quente, nada melhor para relaxar depois de um dia cansativo. Porém, talvez você não saiba que lavar o rosto com altas temperaturas pode trazer algumas consequências indesejadas.

Descubra qual é a temperatura ideal para retirar as impurezas e porque você não o deve fazer com água quente.

Não lave mais o rosto com água quente: esse é motivo
Foto: Pexels

Ranking: os 3 motivos para não lavar o rosto com água quente

3. Aumento da coceira

A Dra. Lidia Maroñas, da Clínica Internacional de Dermatologia, afirma que “tomar banho ou lavar o rosto com água muito quente é um hábito muito comum, principalmente em dias frios, mas pode contribuir para o ressecamento da pele.

A função de barreira da pele não foi concebida para resistir a temperaturas extremas”. Portanto, você definitivamente deve evitar abrir a torneira com água quente.

2. Aparecimento de dermatites.

A Dra. Shari Marchbein, dermatologista da cidade de Nova York, revelou que a água em alta temperatura destrói a barreira da pele que protege a pele de agentes infecciosos ou irritantes. Na verdade, ele garante que “qualquer infecção de pele pode piorar com um banho muito quente”.

Uma das formas de mostrar os danos que a água quente causa na derme é quando tomamos banho e notamos como nossos dedos enrugam, sendo uma das consequências da falta de umidade.

1. A água quente promove o envelhecimento precoce?

A Dra. Lidia Maroñas, da Clínica Internacional de Dermatologia, em entrevista a um site espanhol explica que um dos principais motivos para evitar a aplicação de água em alta temperatura no rosto é que ela dilata os capilares da derme, o que favorece a eliminação transepidérmica da água, o que promove o ressecamento da pele.

Ou seja, o uso de água quente causa a desidratação do rosto, que causa ressecamento e, por sua vez, estimula o envelhecimento precoce por meio da alteração da textura e aparecimento de linhas de expressão.

Qual a temperatura certa para lavar o rosto?

Devemos ter em conta que a água quente é considerada acima dos 35°C e a água muito fria abaixo dos 25°C. Nesse sentido, e tendo em conta as recomendações dos especialistas na área, o ideal é lavar o rosto com uma temperatura morna que pende principalmente para o frio.

Com ele, será possível limpar o rosto em profundidade e ajudar a mantê-lo saudável. Portanto, isso evitará que a pele sofra mudanças bruscas de temperatura.

Por outro lado, alguns especialistas também garantem que a melhor forma de se livrar das impurezas é usando água fria. Essa temperatura ajuda a ativar a circulação e prevenir a acne. Por isso, muitos dermatologistas também recomendam guardar cremes para o rosto na geladeira.

Importante! Se você tem pele sensível, procure um dermatologista para verificar o seu caso.