Para preparar nosso pudim de pão caseiro, começamos fazendo o caramelo. Para isso, coloque a água, algumas gotas de suco de limão e o açúcar em uma panela (reserve 5 colheres de sopa para depois).
Aqueça em fogo médio e fique atento, pois o caramelo é muito delicado e pode queimar se você exagerar. Assim que o caramelo escurecer, retire imediatamente do fogo e despeje-o em uma forma, cobrindo toda a base da forma.
Tome cuidado para não se queimar, pois as queimaduras com caramelo líquido são uma das piores da cozinha.
Como preparar o pudim de pão:
Corte o pão em pequenos pedaços com as mãos e coloque-os de molho em metade do leite em uma tigela.
Deixe descansar para que o pão absorva o leite. Em outra tigela, bata os ovos e depois adicione o açúcar reservado e o restante do leite.
Misture bem até que os ingredientes estejam integrados. Agora, junte o pão embebido e misture bem. Isso é importante, pois a farinha de rosca deve estar bem dissolvida, e os pedaços de pão completamente dissolvidos.
Quando a mistura estiver pronta, despeje-a na forma sobre o caramelo, e estará pronto para ir ao forno.
Cozinhando o pudim de pão em banho-maria:
Pré-aqueça o forno a 180ºC. Coloque a forma em outro recipiente adequado para o forno e encha com água até atingir um pouco mais da metade da forma. Quando o forno atingir a temperatura desejada, coloque o recipiente com a forma e asse por 45 minutos. Antes de retirar o pudim do forno, verifique com um palito; se sair limpo, está pronto.
Os últimos passos para fazer o pudim de pão caseiro:
Após o tempo indicado e se o pudim estiver bem cozido por dentro, retire-o e deixe esfriar por cerca de 30 minutos em temperatura ambiente sem desenformar. Após esse tempo, coloque a forma na geladeira por 3 horas. Ao servir à mesa, retire da geladeira e desenforme o pudim, virando-o em um prato como se fosse um pudim.