O abacate é uma fruta versátil, que pode ser consumida em diversas refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Algumas variedades possuem casca comestível, como o criolla, que possui uma casca fina e deixa um sabor agradável de anis na boca. O abacate é uma boa opção para ser usado em tacos ou adicionado em sopas.
Já o abacate Hass, esse que a gente encontra facilmente em supermercados e feiras livres, possui uma casca mais espessa e áspera, não sendo recomendável para ser consumido, uma vez que pode afetar a digestão. No entanto, sua casca tem aplicações culinárias e pode ser dada uma segunda vida na cozinha.
Assim como a folha, a casca do abacate pode dar um sabor único aos nossos caldos e sopas. Quando a água estiver no ponto de fervura, adicione a casca e retire do fogo. Cinco minutos são contados e depois retire as cascas.
É também um excelente fertilizante que pode combinar com cascas de ovos e outros resíduos orgânicos da sua cozinha. Deixe a casca secar e bata junto com a casca do ovo seca com a ajuda de um liquidificador ou moedor de café. Adicione uma colher de sopa na terra de seus vasos e mexa.
Esta infusão irá melhorar sua digestão. Alguns estudos sugerem que a casca de abacate, quando infundida, pode ajudar a eliminar parasitas intestinais, tratar a diarreia e a constipação. De acordo com a pesquisa da professora Mayra Lizeth Salmerón Ruiz, do Centro de Pesquisa em Alimentos e Desenvolvimento, a casca da variedade Hass de abacate possui antioxidantes graças ao teor elevado de taninos. Além disso, é rica em proteínas e lipídios quando seca.